quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Número de presos suspeitos de envolvimento em atos de vandalismo no RN chega a 82 em cinco dias


As forças policiais do Rio Grande do Norte continuam o trabalho ostensivo em todo o estado para reprimir os atos criminosos que foram iniciados na última sexta-feira (29), em resposta à instalação do bloqueador de chamadas no Presídio de Parnamirim (PEP). Na noite desta terça-feira (2), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) detalhou, durante coletiva de imprensa, no auditório da Escola de Governo, em Natal, a detenção de mais 10 suspeitos, realizadas nesta manhã e tarde. Todos os detidos possuem envolvimento em atos de vandalismo no RN. Com o resultado, o número de suspeitos detidos chega a 82.
No município de Nova Cruz, oito pessoas foram detidas em duas operações distintas. Na primeira ação, a polícia prendeu José Rafael Silva de Almeida, 22 anos, encontrado com um coquetel molotov. Ele foi detido suspeito de ter orquestrado o plano de atear fogo em instituições públicas. De acordo com informações apuradas pela polícia, Rafael estaria incentivando adolescentes à prática de atos de vandalismo.
Com ele, foram detidos Valdério Pereira Alves, 20 anos, que teria sido designado para executar o incêndio; Juno Miranda, 20 anos, autuado por porte ilegal de arma de fogo e munições, além de associação ao tráfico; Valdécia Pereira Alves, 22 anos, também foi presa por tráfico de drogas e posse de munições; Luiz Ferreira da Silva, 62 anos, autuado em flagrante com mais de R$ 5 mil e sacos para embalagem de drogas; e Jane Edna Dantas, 46 anos, por porte de munições. Todos já possuiam passagem na polícia e são acusados de associação ao tráfico de drogas naquela região. Ogrupo foi encaminhado para a 6° Delegacia de Polícia para as devidas atuações.
Ainda em Nova Cruz, na tarde desta terça-feira, a Polícia prendeu Edvaldo Barbosa da Silva Júnior, 19 anos, e apreendeu um adolescente de 15 anos. Eles estavam de posse de oito coquetéis molotovs que seriam utilizados, na noite de hoje, em atos de vandalismo contra prédios públicos da cidade.
Em Macaíba, um adolescente de 17 anos, suspeito de incendiar um ônibus na BR-304, na última sexta-feira (29), também foi apreendido. Através de investigações, a polícia localizou o adolescente, que estava se tratando das queimaduras provocadas no dia do ocorrido. Ele confessou ter cometido o crime sozinho, a mando de integrantes de uma organização criminosa. A polícia investiga a participação de um segundo envolvido. O adolescente responderá pelos crimes análogos de tráfico de drogas e terrorismo.
Em Canguaretama, policiais do Comando de Polícia RodoviáriaEstadual (CPRE) prenderam, na tarde de hoje (2), José Igor Ferreira, 18 anos, apontado como um dos autores do atentado ao prédio da Prefeitura da cidade que culminou com o incêndio de veículos que se encontravam no local. O infrator tem envolvimento com inúmeros delitos na cidade e em sua residência foram encontrados gasolina em um recipiente, facas e aparelhos celulares sem comprovação fiscal. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, na capital, para os trâmites de praxe.
Na cidade de São Tomé, foram realizadas, nesta madrugada, cinco prisões. Todos suspeitos de atearem fogo a um trator e a uma retroescavadeira que pertenciam à prefeitura da cidade. Com o grupo foi apreendido um revólver calibre 38, seis cápsulas deflagradas, um facão e uma touca.
Após diligências realizadas pelo município, foi preso em flagrante Francisco Ribeiro da Silva Júnior, 31 anos, que confessou a participação no crime. Com a sua localização, a Polícia conseguiu identificar e prender outros quatro comparsas que também teriam participado dos atos.
Além de Francisco Ribeiro da Silva Júnior, foram presos Humberto Anderson de Moura, 24 anos, conhecido como Bugalu; Vitório Rodrigues, 34 anos, vulgo Dibora; João Marcos da Costa, 19 anos, conhecido como Madruga; e Aldemir Xavier de Lima, 20 anos.
Número de suspeitos presos com envolvimento em atos de vandalismo no RN chega a 82 em cinco dias
No total, foram notificadas 81 ocorrências sendo 47 incêndios, 20 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 28. Foi acrescentado ao boletim um ato contra transporte público em Pendências.
As ocorrências foram registradas em 30 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova, São Tomé e Pendências.
Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz, Natal, Currais Novos, São Paulo do Potengi e Patu. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, armas, cartuchos, munições, chumbo, pólvora e dezenas recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

SESED

Nenhum comentário:

Postar um comentário