sábado, 30 de julho de 2016

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL AOS MUNICÍPIOS DE APODI E FELIPE GUERRA.

'Não vamos recuar', diz governador do RN após ataques a ônibus

Robinson Faria diz que ataques são reação a instalação de bloqueadores. Apontados como lideranças, cinco presos foram transferidos da PEP.

Do G1 RN
Robinson Faria se reuniu com a cúpula da segurança pública do estado após a série de ataques ao sistema de transporte público do estado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

"Não vamos recuar. Já declarei aqui: confio na polícia. A força policial tem toda a liberdade de atuar para garantir a segurança da população". Foi desta forma que o governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria reagiu à série de ataques ao sistema de transporte público do estado. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo próprio governador como motivo para os atentados.

Até as 21h desta sexta-feira (29), 14 veículos haviam sido depredados, incendiados ou parcialmente queimados na capital e em cidades do interior. Ainda durante os ataques, as empresas de transporte que operam em Natal recolheram os ônibus. O vídeo acima mostra veículos tomados pelas chamas em três dos ataques.

De acordo com o governador, cinco lideranças de facções criminosas que teriam comandado os ataques foram identificados e transferidos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), localizada na Grande Natal. Os detentos foram levados para unidades que o governo mantém sob sigilo. Ainda de acordo com Robinson Faria, o governo está mantendo contato com o Ministério da Justiça acerca dos últimos acontecimentos no estado.

Após os ataques, o governador se reuniu com a cúpula da segurança pública e com representantes do Ministério Público, Judiciário e Polícia Federal. Durante a reunião, Robinson afirmou que a reação dos criminosos veio depois que o governo tomou providências para aumentar o controle sobre os apenados do sistema prisional. "Bandidos estão reagindo porque o Governo instalou bloqueadores de celular em um presídio. Mas não vamos recuar”, disse o governador.

"O que não vamos aceitar é que o Estado seja emparedado pelos presos. É a hora de enfrentar, buscar a solução definitiva. A população pode ficar tranquila porque nós vamos vencer. O que tomamos até agora foram medidas necessárias para conter esse avanço da violência. Não há o que temer", concluiu Robinson.

Bloqueadores de celular foram instalados nesta quinta-feira (28) na Penitenciária Estadual de Parnamirim; fotos foram feitas pelos próprios presos, que espalharam as imagens pelas redes sociais (Foto: Reprodução)

Alerta
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) emitiu um alerta nesta quinta-feira (28) logo após a circulação, em redes sociais, de áudios supostamente gravados por criminosos em resposta à instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal.

No documento, assinado pela Coordenadoria de Administração Penitenciária, está escrito: “Cumprimentando-os, inicialmente, sirvo-me do presente para determinar que todas as direções de unidades prisionais e grupos de apoios, tenham maior atenção às suas unidades e que compareçam às mesmas devido a possíveis motins ou rebeliões que possam acontecer neste final de semana em todo Estado. Diante o exposto, determinamos, também, que as equipes de Agentes Penitenciários deverão ficar de sobreaviso para possível acionamento” (SIC).

Já na manhã desta sexta, ainda antes de ocorrerem os ataques, as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Segurança e Defesa Social (Sesed) emitiram uma nota na qual afirmavam que todas as medidas para garantir a segurança da população seriam adotadas e que "o Estado não se intimidará com as ameaças".

Coape chama a atenção de diretores de unidades prisionais quanto à possibilidade de motins e rebeliões neste final de semana no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)

"O Estado é mais forte", afirma secretário da Segurança sobre atentados


Após ocorrências envolvendo transportes coletivos na tarde desta sexta-feira (29) em Natal e Região Metropolitana, os secretários da Segurança do Rio Grande do Norte, Ronaldo Lundgren, e da Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, concederam uma entrevista coletiva na sede da Sesed, localizada no Centro Administrativo, para detalhar as medidas que estão sendo adotadas no combate aos criminosos.
De acordo com o titular da Secretaria de Segurança, desde o início da tarde, após o primeiro registro de um ônibus incendiado em Macaíba, o efetivo das forças de segurança foi aumentado em pontos estratégicos. “Ocupamos diversos pontos que foram identificados que poderiam trazer esse tipo de situação para áreas bem povoadas. Aumentamos a presença da tropa e a ostensividade. Ativamos diversas delegacias de polícia e tropas especiais também, inclusive no interior”.
Ronaldo Lundgren voltou a defender que a população continue com sua rotina. “Pedimos que a população mantenha a rotina, mesmo que com algumas precauções. Quem estiver parando suas atividades, retorne, pois não podemos ficar reféns desse tipo de ameaça”.
Por fim, o secretário da Segurança reafirmou que o Estado continuará combatendo de forma firme a criminalidade. “Essa reação (dos criminosos) é uma reação de quem está se vendo acuado, se vendo sob controle. Não há crime organizado, as quadrilhas são fracas, desorganizadas. O Estado é mais forte. Eles podem causar tumulto? Podem sim, mas não podem enfrentar aquilo que o Rio Grande do Norte tem para fazer”.
A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) investiga se os casos ocorridos nesta tarde têm relação com as medidas de segurança adotadas nos presídios do Estado, como a instalação de equipamentos bloqueadores de celular no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).
Vale ressaltar, ainda, que em nenhuma das ocorrências houve feridos. Além disso, algumas pessoas foram detidas para averiguação após serem flagradas com um recipiente de combustível vazio.

SESED

Polícia Civil prende grupo suspeito de assaltos, arrombamentos e homicídio em Apodi e Itaú


Uma equipe de policiais civis de Apodi, com o apoio da 2ª Companhia de Polícia Militar, realizou uma operação nesta sexta-feira (29) e prendeu quatro suspeitos de envolvimentos em assaltos, arrombamentos e homicídio nos municípios de Apodi e Itaú, região Oeste do Rio Grande do Norte.
Os homens foram presos em cumprimento de quatro mandados de prisão expedidos na cidade de Apodi, onde foi preso, dentre eles, Franscisco Cleido Freire, vulgo “Galego”, 41 anos, suspeito de ter assassinado Ismar Souza Oliveira, 33 anos, sendo este encontrado sem vida em uma estrada carroçável, na cidade, com uma perfuração na cabeça provocada por arma de fogo. O suspeito já tinha sido preso pela polícia pelo crime de homicídio.
Em Mossoró, policiais prenderam Moisés Morais de Góis, 20 anos, suspeito de, juntamente com um menor de idade, ter praticado vários arrombamentos em lojas de informática e celulares do centro comercial de Apodi, os quais geraram um prejuízo de R$ 20.000 reais. Na cidade de Itaú, policiais civis, juntamente com oGrupo Tátivo Operacional (GTO), prenderam Paulo Henrique da Silva, 19 anos, e Jeferson Luiz de Oliveira Lima, 22 anos, suspeitos de terem assaltado uma residência na cidade, onde subtraíram um televisor e cerca de R$ 10.000 reais. Ambos os homens foram reconhecidos por testemunhas.
Os homens foram presos e encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão a disposição da justiça.

Por Márcio Morais

Vídeo mostra bandidos armados e com galões de gasolina atacando ônibus



Um vídeo que está circulando na internet mostra a ação de bandidos contra ônibus, em um terminal da empresa Guanabara, na Cidade da Esperança. O caso é da tarde desta sexta-feira e faz parte de atentados registrados em Natal e Grande Natal contra ônibus.
Nas imagens, é possível ver criminosos carregando garrafas com combustíveis para jogar em ônibus e em seguida atear fogo. Além disso, é possível ver criminosos portando armas.
O vídeo, de acordo com a polícia, teria sido gravado por um dos envolvidos no ataque, tendo em vista que ele circula entre os comparsas armados.

PORTAL BO

DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO!!!

Veja vídeo: Delegacia de Parnamirim é alvo de atentado a tiros

Policiais iam chegando no local e chegaram a atirar contra os bandidos.

A onda de atentados em Natal e região metropolitana, além de transportes públicos, também chegou ao prédio da Polícia Civil em Parnamirim. A 1ª Delegacia de Polícia foi alvo de tiros, na noite desta sexta-feira (29).

Os policiais civis da unida iam chegando ao prédio quando viram os criminosos atirando. Ainda houve um confronto, mas os bandidos conseguiram escapar.

Além de Parnamirim, há registros de ataques em Macaíba, Natal e também em cidades do interior, como Caicó, Currais Novos e Lagoa Nova.

Até o momento, 14 veículos foram alvos dos bandidos, sendo a maioria deles queimados e depredados. No início da noite, as empresas de ônibus recolheram os ônibus, o que deixou várias paradas lotadas.
Portal BO

Homens com farda de empresa prestadora de serviço da CHESF assaltam Correios de Santa Cruz


Dois homens com farda da INCOMISA, empresa que está prestando serviços a CHESF na região Trairi, assaltaram agora a pouco a agência dos Correios de Santa Cruz.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar ao Blog Édipo Natan, os homens chegaram em uma moto, invadiram a agência, roubaram a arma do vigilante e assaltaram o local.
Ainda não é possível saber o que foi roubado da agência dos Correios. A Polícia Militar está com boa parte do seu efetivo regional em busca dos acusados de cometer o crime. Mais informações a qualquer momento.

EDIPO NATAN

Esposa e filhos de funcionário do Banco do Brasil sequestrados de Assu foram liberados próximo a cidade de Parau


MAJOR ASSIS SANTOS (COMANDANTE DO 10º BPM)

Bandidos sequestraram familiares de um funcionário do Banco do Brasil de Assú e queriam força-lo a retirar dinheiro da agência, mas o plano foi descoberto quando já estava sendo executado. 
Na cidade o clima foi de expectativa e medo. Apesar da ousadia os bandidos não conseguiram êxito na ação.
A agência fechada em pleno horário de funcionamento, foi o que os clientes do banco do Brasil de Assú, encontraram na manhã de uma quarta-feira. Logo a população tomou conhecimento de uma ação mal sucedida de bandidos que queriam pegar dinheiro da agência.
Os bandidos foram até a casa do gerente do banco e fizeram a família refém. O gerente foi forçado a tentar sacar uma quantia não revelada da agência recebendo a promessa que depois a esposa e os seus dois filhos seriam libertados, mas o sistema de segurança do banco ajudou a frustrar os planos dos sequestradores.
Com a polícia em campo, ligações foram monitoradas, houve reforço de efetivo da Policia Militar e a inserção do serviço de inteligência da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado “Deicor” com a presença do Delegado Emerson Valente, logo já se tinha todo o esboço do crime. 
Os bandidos abandonaram a mulher e os filhos, bem como o veículo da família, na rodovia estadual que liga Assú ao município vizinho de Paraú. Apenas dois elementos, descritos como de baixa estatura e morenos, mas a polícia acredita que o grupo é maior.
O delegado de Assú, Marcelo Aranha, afirma que as vítimas ainda vão ser ouvidas novamente e que as investigações continuam.
Participaram da operação, o Comandante do 10º Batalhão de Policia Militar de Assú, Major Assis Santos, o Delegado Marcelo Aranha, da Delegacia de Polícia Civil de Assú e o Delegado Emerson Valente da Deicor que estava de passagem pela região. Colaboração: Vilsemar Alves/Focoelho/ o câmera).

FOCOELHO

3º BPM apreende arma de fogo e recupera veículos com registro de roubo em Parnamirirm e Nísia Floresta. Suspeito morre em confronto com a polícia


Policiais da Força Tática do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) apreenderam mais uma arma de fogo nesta quinta-feira (28) durante patrulhamento ostensivo no Parque Industrial, em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal.
A PM recebeu informações e as características de um homem suspeito de praticar assaltos no bairro e realizou diligências para prendê-lo. Na tentativa de fuga, o suspeito chegou a atirar contra os militares que revidaram e acabaram o atingindo. Ele foi socorrido ao Hospital Deoclécio Marques de Lucena, mas não resistiu. A arma utilizada por ele foi apreendida e conduzida à Delegacia de Polícia Civil.
Em Nísia Floresta, a Força Tática do 3ºBPM prendeu Edmilson do Nascimento, flagrado com uma motocicleta roubada, de placas QGA 4818. Edmilson foi conduzido à Delegacia de Plantão da zona Sul para mais esclarecimentos e devidas autuações. Também em Nísia Floresta, a Polícia Militar recuperou outros dois veículos com registro de roubo, entre eles uma caminhonete e um veículo tipo Gol.

SESED

INDIVÍDUO É PRESO PORTANDO ARMA DE FOGO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ-RN.


Durante um patrulhamento de rotina na manhã desta sexta feira 29 de julho de 2016, na Avenida Presidente Dutra em Mossoró no Rio Grande do Norte, Policiais Militares da ROCAM 12 foram informados que um indivíduo estaria em atitude suspeita próximo a Igreja. 
A Guarnição saiu em diligência e realizou uma abordagem na pessoa identificada como Lucas Daniel Lima de Miranda, 21 anos de idade. 
Com ele os policiais encontraram um revolver calibre 32 com três munições intactas. O mesmo foi conduzido para a 1° Delegacia de Polícia no Alto São Manoel, e apresentado a autoridade policial para os procedimentos cabíveis. 
De acordo com o artigo 14 da lei 11.826/03, do Estatuto do Desarmamento, por porte ilegal de arma.

Passando na Hora

Polícia está em alerta total para atentados nas ruas de Natal e Grande Natal

Ataques a ônibus foram registrados na tarde desta sexta-feira.

A polícia está em alerta total para ações de bandidos contra ônibus ou qualquer outro tipo de atentado. Na tarde desta sexta-feira, pelo menos sete transportes coletivos foram alvos de bandos criminosos, sendo incendiados. Apesar de não haver confirmação oficial, a suspeita é que a ordem tenha partido de presídios.

A onda de atentados seria uma resposta de presos à instalação de bloqueadores de celulares em unidades prisionais. O primeiro equipamento foi instalado nesta semana na Penitenciária Estadual de Parnamirim.

Um micro-ônibus foi incendiado em Macaíba, onde dois homens invadiram o veículo, mandaram os passageiros descer e atearam fogo. Já na Cidade da Esperança, um ônibus da empresa Guanabara foi incendiado por bandidos.

Outro veículo teria sido alvo de atentado em Felipe Camarão, bem com outros na zona Norte de Natal. Até o momento, sete veículos foram alvos dos bandidos. A polícia informou que está em alerta máximo e várias viaturas estão em diligências nas ruas de Natal e Grande Natal, com objetivo de coibir qualquer tipo de atentado.

As empresas de ônibus, por sua vez, ameaçam recolher os veículos para as garagens, para evitarem novos atentados.

Portal BO

Sejuc instala bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, RN

Bloqueadores são os primeiros da história do sistema prisional potiguar. Empresa Neger Tecnologia e Sistemas Ltda vai receber R$ 174 mil.

Anderson Barbosa Do G1 RN
Durante a instalação das torres e dos bloqueadores, foram os próprios presos quem se encarregaram de espalhar a novidade

Bloqueadores de celular foram instalados nesta quinta-feira (28) na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal. O sistema, que promete impedir que os presos façam ou recebam ligações de dentro do presídio, é o primeiro da história do sistema prisional potiguar. Pelo fornecimento e manutenção dos equipamentos, a empresa Neger Tecnologia e Sistemas Ltda vai receber da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) R$ 174 mil, divididos em seis parcelas de R$ 29 mil. O contrato, que tem vigência até dezembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado na edição do dia 5 de julho.

Durante a instalação das torres e dos bloqueadores, foram os próprios presos quem se encarregaram de espalhar a novidade. Fotos feitas de dentro do pátio da unidade rapidamente chegaram às redes sociais. Áudios, supostamente gravados por detentos, também foram parar em grupos de WhatsApp. 

Em contato com o G1, o secretário Wallber Virgolino, titular da Sejuc, procurou minimizar a situação, preferindo não fazer alarde sobre o equipamento. “Trata-se de um sistema de videomonitoramento com a utilização de infravermelho”, limitou-se a dizer.

Dezenas de ventiladores, rádios e TVs foram recolhidos no início da semana do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamirim (Foto: Sejuc/Divulgação)

Sem celulares e sem ventiladores, TVs e rádios
Em cindo cias, esta é a segunda vez que a Penitenciária Estadual de Parnamirim ganha destaque. No início da semana, a Sejuc puniu os presos da unidade ao recolher das celas do pavilhão 2 dezenas de aparelhos de TV, rádios e ventiladores. “Começamos a tirar os presos da zona de conforto. Benesses e regalias concedidas em outros tempos estão sengo substituídas por disciplina”, afirmou Virgolino ao falar sobre a apreensão dos objetos.

Ao G1, o secretário da Sejuc explicou que os aparelhos foram retirados como punição pelo mal comportamento e sucessivas tentativas de fugas dos presos. "Toda semana encontramos escavações de túneis no local. Isso precisa acabar. Não aceitaremos insubordinações”, afirmou.

Várias unidades prisionais do RN foram destruídas nas rebeliões de março de 2015. A foto mostra como ficou uma das celas de Alcaçuz (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)

Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar não passa por um bom momento. E faz tempo. Em março de 2015, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos mais de R$ 7 milhões. Tudo em vão. As melhorias feitas foram novamente destruídas. Atualmente, em várias unidades, as celas não possuem grades e os presos circulam livremente dentro dos pavilhões.

Além das unidades depredadas e da superlotação, mortes dentro dos presídios e fugas também se tornaram problemas constantes para o Estado. Somente este ano, 16 detentos morreram de forma suspeita ou foram assasinados dentro das unidades prisionais do estado. E mais: 274 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar em 2016.

Após uma das mais recentes fugas deste ano, quando 16 detentos escaparam de um presídio na região Seridó do estado, o secretário Wallber Virgolino chegou a afirmar que o Estado tem total controle da situação. “As fugas reduziram, o sistema distensionou. Os agentes penitenciários entram em qualquer unidade do estado a qualquer hora do dia e da noite, então nós retomamos o controle das unidades prisionais”.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agentes da DIVPOE cumprem mandado de prisão contra mossoroense acusado de furto em Apodi RN



Agentes da Divisão de Polícia do Oeste (DIVPOE) cumpriram na tarde desta quinta feira 28 de julho, um mandado de prisão preventiva em desfavor de Moisés Morais de Gois, residente em Mossoró acusado de furto. 

Moisés Morais foi preso em via pública na Rua Marechal Deodoro no bairro Paredões em Mossoró/RN, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pelo Dr. Marcio Silva Maia, juiz de direito da Vara Criminal de Apodi. 

O jovem é acusado de envolvimento com arrombamento de estabelecimentos comerciais naquela cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Após ser preso Moisés foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi onde ficará a disposição da Justiça.

Fim da Linha

Apodi=PM e PC cumprem mandado de prisão.

CDP de Apodi

Nas primeiras horas da manhã desta Quinta feira, dia 28/07, policiais do GTO de Apodi comandados pelo Tenente Júlio Batista, juntamente com a policia civil que tem a frende o Delegado Renato Oliveira, conseguiram prender a pessoa de Cleido Freire, conhecido por Galego do Bico Torto. 

A prisão aconteceu na residência do suspeito, no Bairro Bico Torto, e se deu por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Juiz de Direito da vara criminal da comarca de Apodi, Dr. Marcio Silva Maia. 

Cleido foi encaminhado ao centro de detenção provisória de Apodi (CDP), onde ficará recolhido á disposição da justiça.

Mossoró=A violência homicida volta a fazer mais uma vitima.



O Centro de Operações da Policia Militar "Copom" foi acionado por volta de 20 horas e 40 minutos de hoje, 28 de julho, com a informação de uma troca de tiros com uma pessoa ferida, na Rua Benício Filho, na Ilha de Santa Luzia em Mossoró. 

Quando as primeiras viaturas chegaram ao local já encontraram Kariolando Machado, de 29 anos de idade, morador do bairro Nova Betânia, sem vida, vitima de disparos de arma de fogo. 

Segundo informações de populares, Kaká, como era conhecido a vitima, estava sentado na calçada do Bar “Gela Guela”, localizado na Rua Benício Filho, quando foi surpreendido por dois indivíduos que chegaram ao local de motocicleta e efetuaram cerca de 10 disparos de pistola 380, nele. 

A Polícia desconhece a motivação do crime, mas existem registros de três ocorrências relacionando o nome de Kariolando aos crimes de roubo majorado e violência domestica com lesão corporal. 

A policia não confirma se a morte de Kaká tem relação com seus delitos anteriores. O local foi isolado pelas equipes da Policia Militar. 

A equipe da delegacia de plantão acompanhou os trabalhos de pericia no local e todas as informações possíveis, serão encaminhadas a Delegacia de Homicídios, que comandará as investigações.


O Câmera

SEXTA VERDE DO HORTIFRUTI QUEIROZ APODI

OFERTAS VALIDAS PARA ESTA SEXTA FEIRA 29 DE JULHO DE 2016

Assalto a Correspondente Bancário no centro de Mossoró, acaba em tiroteio, suspeitos presos e um deles baleado





Túlio Matheus preso de justiça, trabalha durante o dia e retorna a noite para Penitenciária

Um assalto ocorrido no final da manhã desta quinta feira 28 de julho de 2016, a um Correspondente Bancário, na Avenida Alberto Maranhão no centro de Mossoró, terminou em tiroteio com suspeitos presos e um deles baleado. 

Segundo informações dois indivíduos armadas de revolveres, chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto, onde levaram uma grande quantia em dinheiro. 

Um popular que estava no local e presenciou a ação dos meliantes, reagiu e atirou contra os dois assaltantes que revidaram e trocaram tiros com o popular. 

Um dos assaltantes foi baleado e os dois fugiram a pé em direção a Praça dos Esportes. Uma guanição da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU 12) da Guarda Civil, estava saindo de sua sede, na Rua Rui Barbosa quando se deparou com os suspeitos em fuga. 

Houve perseguição e os dois acabaram presos pelos Guardas Civis. Os suspeitos foram identificados como, Alex das Malvinas, alvejado com três tiros na região toraxica e socorrido por uma Ambulância do Samu para o Hospital Tarcísio Maia em estado grave. 

O outro assaltante é Túlio Matheus Carvalho Nóbrega, preso de Justiça, cumpre pena na Penitenciária Mário Negócio, mas está no serviço Externo. Trabalha durante o dia na cidade e a noite retorna para o presídio. Ele foi preso e encaminhado pela ROMU 12 à Delegacia de Furtos e Roubos. 

A Guarda Civil, apreendeu dois revolveres que estavam em poder dos assaltantes e recuperou o dinheiro roubado do Correspondente Bancário. 

Aléx das Malvinas, quando receber alto do Hospital, será encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos onde será autuado por assalto e encaminhado a Cadeia Pública.


Fim da Linha

Policial civil acusado de matar colega em Natal é preso no sertão de PE

Tibério França foi preso pela PF nesta quinta (17) na cidade de Salgueiro. Ele é acusado de matar o também policial civil Iriano Serafim Feitosa.

Fred Carvalho Do G1 RN
Tibério Vinícius França foi preso nesta quinta (28), em Pernambuco (Foto: Divulgação/PF)

O policial civil Tibério Vinícius Mendes de França, acusado pela morte do também policial civil Iriano Serafim Feitosa, foi preso pela Polícia Federal na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Iriano foi assassinado a tiros no dia 3 de fevereiro deste ano no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. Tibério, de acordo com a PF, foi preso em flagrante por envolvimento com tráfico de drogas.

Os detalhes da prisão de Tibério só serão repassados à imprensa nesta sexta-feira (29). "A prisão está confirmada. Ele foi flagrado traficando drogas. Não podemos adiantar outros detalhes porque o policial civil ainda está depondo. Todas as informações sobre a prisão serão repassadas nesta sexta", falou ao G1 um policial federal de Pernambuco.

Tibério estava foragido desde o dia 17 de junho, quando fugiu da prisão dentro do mesmo terreno onde funciona o quartel do Bope, a cavalaria e o canil da PM, na Zona Norte da cidade. À época, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) informou que está apurando a fuga e que o policial é considerado fugitivo da Justiça.

Ainda de acordo com a Sesed, Tibério foi visto pela última vez durante uma contagem de presos feita pela manhã. No dia 17 de junho seria realizada a audiência de instrução e julgamento do policial pelo assassinato de Iriano. A Sesed informou que quando uma equipe da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) foi buscá-lo para a audiência, por volta das 10h, Tibério já não estava mais dentro da prisão.

No dia seguinte à fuga, a viúva de Iriano Feitosa disse ao G1 que se sentia medo constante. "O medo é constante, permanente. Ele já matou meu marido e atentou contra a minha vida. Nada o impede de me procurar e tentar mais uma vez me matar. Com esse criminoso solto, quem está presa agora sou eu".

Tibério havia sido preso no dia 22 de março. O policial também é apontado pela Polícia Federal como suspeito de envolvimento com grupos de extermínio, investigação que faz parte da operação Thanatus, deflagrada em dezembro do ano passado.

Relembre o caso
Iriano foi morto no dia 3 de fevereiro quando dirigia o carro dele pela Av. Xavantes, no conjunto Cidade Satélite, Zona Sul de Natal.

Esposa do policial, a advogada Ana Paula Nelson contou que estava no carro no momento do atentado. "Acho que o crime não foi planejado para ser ali, daquela forma. Esse policial se aproveitou de um descuido do meu marido. Ele se aproximou sozinho em uma moto e, sem parar, efetuou vários disparos. Como os tiros foram do lado onde estava o Iriano, ele foi atingido mais vezes e eu acabei sendo baleada duas vezes", lembrou.

Câmeras de segurança registraram a execução. O vídeo (veja acima) mostra o momento em que o o carro de Iriano reduz a velocidade para passar por uma lombada. Um motociclista fica ao lado do carro e efetua vários disparos de arma de fogo. Iriano morreu minutos após dar entrada no pronoto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal. A advogada Ana Paula Nelson, viúva de Iriano, foi atingida por dois tiros - um na perna e outro no quadril.

Iriano Serafim Feitosa estava dirigindo o carro, ao lado da esposa, quando foi baleado (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Polícia Militar prende homem com veículo roubado e armas na zona Oeste de Natal



Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) prenderam nesta quinta-feira (28), Wesley Fontes de Oliveira, de 31 anos, no conjunto Satélite, zona Oeste de Natal.
Wesley estava em um veículo blindado quando foi parado pelos PMs, que desconfiaram de atitude dele.
Durante a abordagem, os policiais descobriram que o veículo – um Kia Mohave EX – tinha queixa de roubo. Com o suspeito os agentes da segurança ainda encontraram duas armas, sendo uma calibre 380 e outra airsoft, além de um colete balístico e outros objetos.
O homem foi detido em flagrante e a Polícia Civil investigará a participação dele em outros crimes no Estado.

SESED

Policiais do Ronda Cidadã recuperam três veículos na zona Oeste de Natal


Policiais da Força Tática do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) que atuam no Programa Ronda Cidadã recuperaram na manhã desta quinta-feira (28) três veículos com registro de roubo na zona oeste de Natal. 
Ao realizar o patrulhamento na área os militares suspeitaram dos veículos estacionados e ao consultar no sistema verificaram que havia registro de roubo. Os veículos foram recambiados à Delegacia de Polícia Civil.
Já em Parnamirim, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois homens na noite desta quarta-feira (27) após trocarem tiros com a PM na cidade de Parnamirim. 
Bruno Pereira de Souza, 23 anos, e Gildásio de Jesus Ferreira, 40 anos, atiraram contra os militares que revidaram e acabaram atingindo Bruno Pereira que foi socorrido ao Hospital. Já Gildásio de Jesus Ferreira, 40 anos, foi conduzido em flagrante à Polícia Civil. 
Várias cápsulas de pistola foram encontradas dentro do veículo que foi removido à Polícia Civil.

SESED

Com 121 bafômetros parados, Detran compromete ações da Lei Seca no RN

Capitão que comanda equipe pegou dois aparelhos emprestados no Recife. 'No interior do estado, não há um etilômetro sequer', diz Isaac Paiva.

Anderson Barbosa Do G1 RN

Dos 121 etilômetros que o Detran do RN possui, 12 estão quebrados e 109 venceram ou estão descalibrados (Foto: Operação Lei Seca/Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte não tem como fazer cumprir, em toda sua plenitude, o que determina a Lei Seca. Dos 121 etilômetros que o órgão possui, 12 estão quebrados e 109 venceram ou estão descalibrados. Popularmente chamados de bafômetros, os aparelhos permitem determinar a concentração de bebida alcoólica através do ar exalado pelos pulmões. As informações são do capitão da PM Isaac Paiva, que com a saída do capitão Styvenson Valentim, assumiu a coordenação da Operação Lei Seca no estado.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o diretor-geral do Detran/RN, Marco Medeiros, disse que terá uma reunião com o novo coordenador da Lei Seca para entender as reivindicações. O gestor afirmou também que já pediu uma reunião com o capitão Isaac Paiva para definir a nova linha de trabalho, "até para entender a atual estrutura".

“Somente nesta quarta-feira (27), vários etilômetros deixaram de funcionar e ficamos sem nenhum para trabalhar. Fui a Recife e consegui com o Detran de Pernambuco dois aparelhos emprestados. E esses dois aparelhos são para atender toda Natal. O interior do estado continua sem nenhum etilômetro. Se acontecer algum acidente envolvendo um motorista embriagado fora da capital, os policiais de trânsito não terão condições técnicas de atestar se o condutor ingeriu bebida alcoólica. O flagrante vai ser feito somente com uma constatação visual”, explicou Isaac.

Ainda de acordo com o capitão, a equipe da Operação Lei Seca faz em média 800 testes de bafômetro em uma única blitz. "Isso com 12 bafômetros funcionando. Com somente 2, não teremos condições de fazer nem 80. Se tivermos que fazer uma blitz, vai ser feita em um local de pouca movimentação e vai ser meia-boca", afirmou.

O G1 teve acesso a três ofícios que comunicam a Chefia de Gabinete e a Subcoordenadora de Administração do Detran quanto ao prazo e necessidade para a aferição dos bafômetros. O mais antigo dos documentos é datado de 22 de abril, ou seja, praticamente três meses antes de os equipamentos vencerem. “Informo para as devidas providências que todos os etilômetros aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, no ano de 2015, irão vencer no dia 21/07/2016, inclusive os 14 etilômetros que estão à disposição da equipe da Lei Seca nas operações de fiscalização de trânsito”, relata o capitão Styvenson Valentim, quando este ainda comandava a Operação Lei Seca. Os outros ofícios são de 3 de maio e 6 de junho, também assinados por Styvenson.

Menos acidentes
Ainda segundo a diretor-geral do Detran, o órgão ampliou o efetivo do quadro operacional, melhorou a estrutura com o aumento da quantidade de viaturas e fornecimento de novos etilômetros e, "o principal, proporcionou mais transparência e autonomia à coordenação da Operação Lei Seca". Desde 2014 até hoje, ainda de acordo com Marco Medeiros, 60.775 condutores foram abordados em blitzen da Lei Seca e realizados 57.402 testes de bafômetro.

“Nosso dever é buscar de forma educativa, com a campanha publicitária, salvar vidas, conscientizar população sobre os riscos que ela corre ao ter uma má conduta. Os resultados vem sendo satisfatórios, como a redução do número de acidentes em hospitais vítimas de acidentes de trânsito”, comentou Medeiros.

“É constatada a redução do número de atendimentos vítimas de acidentes de trânsito, um fato registrado mais uma vez no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel após as últimas campanhas educativas. De janeiro a março deste ano foram feitos 2.574 boletins de atendimento destes casos, contra 2.759 em 2015. Os acidentes de moto, por exemplo, nos primeiros três meses de 2015, o HMWG contabilizou 2.448 acidentes envolvendo moto. Este ano, até o final de março, foram registradas 2.240 ocorrências”, acrescentou.

Operação combate tráfico de drogas e homicídios em Santo Antônio, RN

Batizada de 'Malhas da Lei', ação foi deflagrada na manhã desta quinta (28). MP e polícias Civil e Militar cumprem 11 mandados de busca e apreensão.

Do G1 RN

Operação 'Malhas da Lei' foi desencadeada logo nas primeiras horas desta quinta-feira (28) na cidade de Santo Antônio, no Agreste potiguar (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma operação desencadeada logo nas primeiras horas desta quinta-feira (28) foi às ruas dar cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão na cidade de Santo Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Batizada de ‘Malhas da Lei’, a ação é desenvolvida em conjunto pelo Ministério Público e polícias Civil e Militar do estado. O objetivo é combater crimes de tráfico de drogas e homicídios na cidade.

Segundo o MP, a investigação teve início após a divulgação de um áudio em redes sociais onde uma pessoa, que seria um foragido do sistema penitenciário estadual, faz ameaças a comerciantes, policiais e populares em geral da cidade de Santo Antônio. As investigação também revelaram que esse foragido comanda crimes e realiza as ameaças com o objetivo de firmar hegemonia no tráfico de drogas no município e em outras regiões.

Em 2015 foram registrados dois homicídios em Santo Antônio. Neste ano, porém, já foram registrados 10 homicídios.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Policia Civil de Pau dos Ferros prende foragido da Justiça suspeito de um crime de homicidio na região



Equipe da Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do Delegado Municipal Andson Rodrigo, na manhã de hoje (27.07.2016) cumpriu mandado de prisão contra a pessoa de FRANCISCO FABIANO DA COSTA LIMA, no bairro Princesinha, em Pau dos Ferros. 

FABIANO é suspeito de ter participado do assassinato que vitimou a pessoa de GRACIANO, no dia 28.02.2016, numa rua entre os bares Rancho da Pamonha e Reencontro dos Amigos, na barragem de Pau dos Ferros.

Na época do crime, a polícia civil prendeu o comparsa de Fabiano, VICTOR, em Pau dos Ferros, e Fabiano fugiu para Brasília. 

Com o seu retorno recentemente, a Polícia Civil passou a investigar o local em que Fabiano estava escondido e hoje conseguiu realizar a sua prisão. 

Segundo o delegado Andson Rodrigo, "a Polícia Civil cumpriu com o seu papel prendendo os dois homens e esclarecendo o crime, agora é a justiça e sociedade que farão o julgamento. 

Fabiano ficará preso no CDP de Pau dos Ferros à disposição da justiça aguardando julgamento.

SESED/O Câmera

Denarc prende suspeito de traficar drogas no bairro Barrocas em Mossoró RN


Mais uma pessoa é presa pela equipe da Delegacia de Combate ao Narcotráfico (DENARC) sob suspeita de tráfico de droga em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Foi no final da manhã desta quarta feira 27 de julho durante uma ação da equipe da DENARC na rua Zeca Cirilino no bairro Barrocas. Roberto Alexandre Soares de Lima, 34 anos de idade ,foi preso com aproximadamente 100 gramas de maconha e uma balança de precisão. 

Após receber voz de prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia e apresentado ao Dr. André Alburquerque, que está respondendo interinamente pela especializada. Durante o depoimento Roberto disse que a droga era para consumo próprio, pois o mesmo é usuário. 

O argumento não convenceu o delegado, haja visto que foi encontrada na casa dele uma balança de precisão, instrumento que caracteriza o tráfico de entorpecentes e diante dos fatos, o Dr. André usando das prerrogativas da lei, o autuou no artigo 33, tráfico de droga. 

Roberto Alexandre, passou pelo ITEP onde se submeteu a exame de corpo de delito e depois foi encaminhado à Cadeia Pública Municipal, onde aguarda decisão da justiça.

Fim da Linha

Governo do Estado recebe novos veículos e armas para Segurança Pública


O Governo do Estado viabilizou, junto ao Ministério da Justiça, o recebimento de novos veículos e armamentos que serão disponibilizados para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
O repasse é um cumprimento do convênio de cooperação com o Ministério da Justiça e é legado da atuação da Sesed com o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP)
Ao todo serão 15 veículos – entre Pickups e Sedans – e dezenas de armas do tipo carabina calibre 5,56.
Os equipamentos chegam ao Rio Grande do Norte no mês de agosto e serão distribuídos para Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro Militar, reforçando as ações de segurança realizadas no estado.

SESED

PM apreende dois adolescentes e recupera motocicleta roubada na zona Oeste de Natal



Policiais dos 1o e 9o Batalhões de Polícia Militar, com apoio dos militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), conseguiram apreender na manhã desta terça-feira (26) dois adolescentes na comunidade dos Barreiros, em Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, com uma motocicleta roubada.
Militares do 1o BPM se depararam com os dois suspeitos em uma motocicleta rouvaba, mas os adolescentes atiraram contra a guarnição e empreenderam fuga para a zona Oeste da cidade, quando as viaturas do 9o BPM e a aeronave Potiguar 01 fecharam o cerco e apreenderam os dois adolescentes, que estavam escondidos em uma residência. A PM conseguiu recuperar o veículo, que tinha queixa de roubo e apreender um revólver calibre 38.
A dupla foi encaminhada à Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente Infrator, onde ficará à disposição da Justiça.

SESED

Deficiente mental foi assassinado em bar da zona oeste de Natal


Um homem de 33 anos identificado como Genilson Onório de Lima foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (27), na rua Francisca Campos enquanto trabalhava em um bar. A vítima sofreu um tiro no pescoço a queima roupa e teve o celular levado.
De acordo com Miriam Lima, dia de Genilson, o clima entre os familiares é de muita tristeza e revolta, isso por que o jovem não tinha envolvimento com nenhuma atividade ilícita. "A gente acredita que foi um latrocínio, é a única explicação que temos sobre isso. Meu sobrinho era um bom menino e deficiente mental", disse.
A equipe da DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa) esteve no cenário do crime para colher informes preliminares e dar início as investigações.

PORTAL BO

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ossada encontrada em terreno da Fábrica de Cimento é do idoso desaparecido em Mossoró.



No início da manhã de hoje, 26 de julho, a polícia militar foi acionada por um caçador que dizia ter encontrado uma ossada humana dentro de um matagal no terreno que pertence a Fábrica de Cimento Nassau em Mossoró. 

Só no final da tarde, os restos mortais de João Gualberto Roque, de 66 anos de idade, natural de Caraúbas, foram localizados e conduzido para o Itep. O idoso, sofria com problemas psicológicos e estava fazendo tratamento. Seu João saiu de casa na localidade de Estreito, na saida de Mossoró para Governador Dix Sept Rosado há 31 dias e não retornou mais.

Um filho dele fez o reconhecimento através das roupas que o mesmo estava usando no dia que desapareceu. 

A equipe pericial do Itep não identificou sinais de violência e acredita que ele tenha morrido de causas naturais. 

A equipe do setor de Papiloscopia do Itep fará a identificação oficial através do processo de comparação da digital do documento com as digitais ainda presentes nas mãos da vitima.

O Câmera

Polícia Militar apreende arma de fogo após denúncia, em Pau dos Ferros/RN


Um jovem foi preso e uma arma apreendida na manhã desta terça-feira(26), no Bairro Manoel Deodato em Pau dos Ferros/RN. O fato ocorreu por volta das 09h30. 

As guarnições da RP e GTO passaram a diligenciar e na Rua Rodrigues Alves localizaram e abordaram o jovem identificado como sendo Walace Vagner da Silva, com ele foi apreendida uma pistola calibre 380. 

Cabeça como é mais conhecido recebeu voz de prisão, teve sua arma apreendida e foi conduzido a 4ª DRPC para as providencias cabíveis.

Nosso Paraná

Preso de Justiça é flagrado com quase um quilo de drogas no bairro Santo Antônio em Mossoró



O preso de Justiça em liberdade condicional, Edno Pereira do Nascimento com 30 anos de idade, foi detido juntamente com sua esposa, Aline Micaele dos Santos Souza, durante uma operação realizada pela Delegacia de Combate ao Narcotráfico (DENARC) no final da manhã desta terça feira 26 de julho em Mossoró RN. 

Segundo os agentes da especializada, o suspeito foi abordado em sua residência, na Rua Presidente Kennedy no bairro Santo Antônio, após ser denunciado através do disk denúncia 197.

As denuncias chegadas a Narcóticos davam conta de que Edno Pereira comercializava entorpecentes em sua casa. Os agentes passaram a investigá-lo e no final da manhã de hoje resolveram fazer uma abordagem na residência dele.

Quando os agentes chegaram encontraram o casal em casa e durante as buscas no imóvel os policiais encontraram 973 gramas de maconha em tabletes e 125 gramas de cocaína, além de aproximadamente mil reais em dinheiro fracionada, sacos plasticos, navalha e gillete. 

Os dois foram encaminhados a sede da Denarc e apresentados ao delegado interino da especializada,Dr. André Alburquerque para os procedimentos cabíveis. 

Edno Pereira,assumiu a propriedade do material e depois de ser ouvido em depoimento, foi autuado em flagrante delito no artigo 33, tráfico de drogas. 

De acordo com o Dr. André Alburquerque, Edno é preso de Alcaçuz, onde responde por homicídio (artigo 121), tráfico de drogas (artigo 33) e assaltos(artigo 157), mas encontrava-se em liberdade condicional. 

Sua mulher, Aline Micaele, grávida de oito meses, foi ouvida em termo de declaração e depois liberada e segundo a delegado,as investigações sobre ela terão continuidades. 

Após os procedimentos na Denarc, a equipe da especializada conduziu o infrator ao Instituto Técnico de Perícia (ITEP) para exames de corpo de delito e depois à Cadeia Pública, onde vai ficar a disposição da justiça.

Fim da Linha

Mototaxista é assassinado nessa tarde de terça feira em Caicó



A Polícia Militar acaba de registrar um crime de homicídio em frente à Central do Cidadão de Caicó. A vítima foi identificada o momento como Valdemar Maia, filho de Creuza, residente no Bairro Walfredo Gurgel.
A vítima teve outros dois irmãos mortos em consequência semelhante, sendo uma mulher e um homem.
Segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma e efetuaram vários tiros, um destes foi transfixante na região craniana.

JAIR SAMPAIO

Condenado por estuprar e matar criança, foragido é preso em Parnamirim


Um homem condenado pela justiça a 19 anos de prisão por ter estuprado e matado uma criança de 4 anos, na cidade de Vila Flor, no ano de 2004, foi preso nesta terça-feira (26), na cidade de Parnamirim. Junior Paulino da Silva, de 43 anos, era foragido da Justiça, por ter escapado da prisão após ser preso pelo crime de 2004.
Junior foi preso quando estava vendendo CDs e DVDs e, de acordo com a polícia, um mulher foi até a Delegacia da Mulher de Parnamirim, nesta terça-feira, denunciar que o suspeito teria tentado abusar dela.
Além do caso do estupro e morte de uma criança de 4 anos, em 2004, a polícia informou que Junior Paulino também responde a um processo por outro estupro, de uma criança de 2 anos, na cidade de Pedro Velho.
A delegada Paola Maues, da Delegacia da Mulher de Parnamirim, disse que Junior Paulino é um homem altamente perigoso.

PORTAL BO

Agentes penitenciários do CDP de Assu evitam entrada de material ilícito e prende dois elementos com apoio da polícia militar



Na madrugada de ontem 26/07 por volta das 01:20hs, os Agentes Penitenciários do Serviço de Inteligência do CDP de Assu, estavam atentos monitorando o sistema de segurança do CDP quando perceberam uma movimentação estranha na parte externa da unidade.
A polícia militar foi acionada, e ambos conseguiram prender dois elementos que estavam tentando colocar para dentro da unidade uma grande quantidade de material ilícito.
Foram interceptados: 01 Simulacro de RV, 40 celulares, 09 chips, 14 trouxinha de maconha, 12 carregadores, 01 fone de ouvido, 04 pontas de serras, 05 baterias, 04 tintas para tatuagens e uma 01Máquina de fazer Tatuagem.
Todo este material estava pronto para ser jogado para alguns detentos, mais os olhos sempre atentos dos agentes evitaram que o material chegasse aos presos.
Equipe composta pelo Cb Jeferson, Sds Emanuel, Pessoa e Carlos, a apreensão foi realizada pela equipe da Força Tática Assu, PM Ipanguaçu e Sistema Penitenciário, através do trabalho de inteligência integrada, que teve início na noite do dia 25/07/2016.
A dupla que foi identificada por; Wellington Fernando de Melo, 23 anos, e Felipe Fernandes da Fé Souza, 22 anos, vulgo Felipe de batata, ambos foram recambiados para a delegacia plantonista de Mossoró para a realização do flagrante, e em seguida deverá retornar a Assu onde ficará em uma das celas do CDP a disposição da justiça.

FOCOELHO