sexta-feira, 9 de junho de 2017

Filhote de cachalote é achado morto no litoral de Natal


O corpo de uma cachalote (Physeter macrocephalus) foi encontrado nesta quinta-feira (8) encalhado na Praia do Y, na Zona Leste de Natal. Popularmente conhecida como baleia cachalote, a espécie ficou conhecida internacionalmente pelo romance 'Moby Dick', do escritor norte-americano Herman Melville, no entanto, o mamífero pertece a família dos golfinhos.
De acordo com o professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca, que desenvolve projetos sobre a fauna marinha potiguar, o filhote tem seis metros. “É uma cachalote de seis metros. Ainda não foi possível verificar o sexo, nem definir a causa da morte”, afirmou.
Pela foto, é possível ver que o animal apresenta marcas de mordida. Segundo o professor, são mordidas de tubarão, mas que aconteceram após a morte do filhote.
Uma necropsia está sendo feita no local onde o corpo foi encontrado, isso vai ajudar a identificar a causa da morte. “Estamos coletando material para análise e também para servir como material de pesquisa”, explica Flávio.
As cachalotes se alimentam de lulas, polvos e peixes. Os animais também mergulham grandes profundidades para se alimentar principalmente de lulas gigantes.

G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário