sábado, 4 de fevereiro de 2017

Pai e filho são mortos dentro de casa no Santa Helena na madrugada de hoje

Francisco de Lima de 50 anos e seu filho Carlos Alberto de Lima de 17, mortos a tiros dentro de casa no Santa Helena, eleva para 25 o número de “Crimes Violentos Letais Intencionais” em Mossoró em 2017.


Cerca de 08 elementos invadiram uma residência na Rua Jorge Alves da Silva, no Loteamento Santa Helena em Mossoró, na madrugada de hoje, 04 de fevereiro e mataram a tiros, o dono da casa Francisco de Lima de 50 anos de idade e seu filho, Carlos Alberto de Lima “Carlinhos” de apenas 17 anos de idade.


Francisco, que segundo informações era pescador e não tinha envolvimento com o crime, pode ter sido morto tentando proteger o filho. Ele foi alvejado com cerca de 6 disparos de arma de fogo, possivelmente revolver e morreu na sala da casa onde morava com a família.

Carlinhos sofreu 03 disparos, sendo um na cabeça, segundo Joaquim Guimarães, perito criminal que realizou os procedimentos no local. Cerca de 06 a 08 indivíduos, encapuzados, com uma arma na mão, foram vistos saindo a pé pelas ruas esburacadas do bairro.

A polícia não descarta a possibilidade do crime ter sido uma tentativa dos criminosos de matar outro filho de Francisco, conhecido como “Fernando”, o matador do Santa Helena. Ele tem passagens pelo sistema prisional do estado, mas se encontra foragido.

Informações de populares, não confirmada pela polícia, que “Fernando” estaria no bairro e poderia estar dormindo na casa de seus pais na noite de hoje.

A equipe de perícia não identificou sinais de arrombamento nas portas de acesso a residência. O perito acredita que as vítimas abriram a porta ou saíram para atender e foram surpreendidas pelos criminosos. No local apenas uma munição deflagrada de revólver calibre 38.
O Câmera

SÁBADO DO AÇOUGUE QUEIROZ APODI

PM prende casal com pistola de pressão e moto roubada durante a madrugada no bairro Barrocas


A Polícia Militar, prendeu durante a madrugada deste sábado 04 de fevereiro um casal suspeito de envolvimento com assaltos em Mossoró. 

Alice da Costa Gonçalves de 18 anos e um adolescente foram abordados por uma guarnição da 2º BPM (Cabo Segundo e o SD F. Andrade) no final da Avenida Alberto Maranhão no bairro Barrocas. 

Com a dupla os PMs encontraram uma Pistola de pressão (Simulacro de arma de fogo), três celulares, dinheiro e uma moto com queixa de roubo. 

O casal foi encaminhado à Delegacia de Plantão e entregue a custódia da Polícia Judiciária para que adote os procedimentos cabíveis.

Fim da Linha

Mossoró=Jovem queimada durante incêndio criminoso morre no hospital em Natal


Mais uma morte violenta registrada em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte. Uma jovem de 20 anos, identificada como Lanara Érica da Silva, moradora da Rua Herculano Couto no bairro Barrocas, morreu na manhã desta sexta feira 03 de fevereiro em consequência de queimaduras durante um incêndio criminoso. 

A Jovem estava dentro de uma casa, que foi incendiada por criminosos,na noite do dia 27 de janeiro na Rua dos Antúrios no Parque das Rosas do Santa Delmira em Mossoró. 

Na ocasião um jovem de 22 anos, identificado como Alisson Jonhnatan Santos Morais, que morava na Rua Riachuelo no bairro Barrocas e que também estava na casa, morreu carbonizado no local. Duas mulheres, entre elas Lanara Érica, que também estavam no interior da residência, conseguiram sair, mas com queimaduras e foram socorridas para o Hospital Tarcísio. (RELEMBRE O CASO) 

Lanara Érica teve que ser transferida para o setor de queimaduras do Hospital Walfredo Gurgel em Natal, mas não resistiu e morreu na manhã desta sexta feira. 

O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró. Os criminosos ainda não foram identificados. A casa incendiada, segundo a Polícia, pertence a um traficante conhecido como Nildo do Parque das Rosas, preso em uma Operação da Civil.

Fim da Linha

Individuo não aceita fim de relacionamento e mata jovem a tiros na Serra do Mel

Francineide Olímpio Gomes de 21 anos, foi baleada no início da noite na Vila Espirito Santo, onde morava e morreu quando estava sendo socorrida para o Hospital na Vila Brasilia.

O fim de um relacionamento, pode ter sido a causa da morte da jovem agricultora, Francineide Olímpio Gomes de 21 anos de idade, no início da noite de ontem, 02 de fevereiro, na Vila Espirito Santo Na Serra do Mel.

Segundo informações, Francineide, que era natural da cidade de Patu e residia no Serra do Mel há 12 anos, havia acabado o relacionamento com um indivíduo que mora na Vila Mato Grosso. Insatisfeito e não aceitando a situação, o criminoso resolveu matar a agricultora a tiros.

O corpo foi necropsiado na base da Unidade Regional do Itep em Mossoró e será sepultado no final da tarde de hoje, na cidade de Patu.

O Câmera

No RN, presos podem ser soltos por atrasos em julgamentos


No mês de janeiro e início de fevereiro deste ano, dezenas de audiências de instrução e julgamento deixaram de ser realizadas pelas varas criminais da Grande Natal devido à ausência dos réus presos. O problema, segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJRN, João Eduardo Ribeiro, deve-se a uma falha operacional da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc), que não tem feito a escolta dos presos ao fórum, mesmo ciente do dia, horário e local das audiências. Em alguns casos, acusados poderão ser soltos, por excesso de prazo na formação da culpa.
“Os presos não são levados para as audiências e não podemos mantê-los presos”, destaca o juiz Rosivaldo Toscano, da 2ª Vara Criminal da Zona Norte de Natal. "Eu não sei dizer o número exato de audiencias que deixaram de ser realizadas, porque ainda estamos fazendo um levantamento. Mas podemos ser obrigados a relaxar a prisão de uma boa parte, porque temos um prazo para concluir a instrução. Quando o acusado deixa de comparecer e não é culpa da defesa, e sim do Estado, acontece o relaxamento”, explica o magistrado.
Isso está acontecendo pois, de acordo com o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do estado, Wallber Virgolino, todos os 32 agentes do GEP (Grupo de Escolta Penal) estão se revezando na escolta dos detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz que estão internados no Hospital Walfredo Gurgel após a rebelião ocorrida em janeiro. “É impossível cumprir todas as demandas em uma situação de crise como essa que estamos passando. Ninguém faz mágica, o gestor trabalha com o que tem, com o possível”, relatou.
O Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte contabiliza 2.901 presos provisórios, segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O número de pessoas encarceradas, mas que ainda não foram julgadas pela Justiça, o equivalente a 35,2% do número total da população carcerária potiguar. Atualmente, as 32 unidades prisionais do estado abrigam 8.242 apenados.
O juiz Eduardo Ribeiro lembrou que a Constituição Federal e o Código do Processo Penal não permitem que um acusado permaneça preso indefinidamente, sob pena de incidência em grave violação aos direitos humanos. “O Poder Judiciário não pode, pela atuação de seus membros, chancelar tal violação, sob pena de comprometer a confiança que tem o cidadão no guardião das leis e da Constituição”, alertou o juiz, que observou ainda que o Estado “sequer deu previsão de quando ocorreria a normalização, deixando entender que a gravidade é por tempo indeterminado”.
"Juízes, promotores, testemunhas e vítimas aguardando, mas o preso não é levado. As audiências são adiadas e aumenta o tempo do prazo dentro dos processos. Além de renovar as audiências, é preciso fazer com que as pessoas se desloquem outras vezes para depor. Muitas delas nem voltam. É o caos do sistema”, lamenta o juiz Rosivaldo Toscano.
Segundo Wallber Virgolino, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para garantir a continuidade do sistema . "Temos consciência que este problema não pode continuar ", ressaltou.

FONTE: G1/RN

05 homens foram assassinados no município de Touros/RN


A Polícia Militar de Touros registrou na madrugada desta sexta, 03 de fevereiro de 2017, 05 homicídios no município de Touros. Primeiro uma chacina foi registrada por volta de 01h10min, onde cerca de 10 homens armados e encapuzados que estavam em uma S-10 prata, uma Strada prata e uma motocicleta, chegaram a uma casa no centro da cidade, de frente a praia, conhecida por populares como local de tráfico, e mataram 04 homens a tiros: José Carlos Mendes de Brito, 36 anos (dono da casa, vulgo Carlinhos); Juvanilton Constantino da Silva, 29 anos; João Maria de Lima, 36 anos (conhecido por Alex Alves) e Ewerton Silva do Nascimento, 28 anos (vulgo Urêia).

Já por volta das 05h00min foi encontrado outro homem morto em uma estrada carroçável do Distrito de Santa Luzia de Touros, vítima de disparos de arma fogo. Segundo a família, Diogo dos Anjos, 20 anos, foi retirado de casa por 07 homens encapuzados por volta de 01h30min e pode ter ligação com a chacina ocorrida na cidade.

FONTE: BLOG PM TOUROS

Taxista de 56 anos é assasinado em Nova Parnamirim


Um taxista de 56 anos identificado como Antônio Silva Pereira foi morto a tiros dentro do próprio veículo, na madrugada desta sexta-feira (03), no conjunto Parque das Árvores, em Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal. De acordo com a polícia a vítima sofreu três disparos na cabeça e nas costas.
Segundo testemunhas que moram no local tiros foram ouvidos por volta das 3h, mas somente no início da manhã que o carro foi encontrado em uma estrada de terra. Existem informações sendo apuradas que dão conta que o táxi foi visto trafegando no local nos últimos dias.
Equipes da segunda delegacia de Polícia realizam diligências e já deram início aos trabalhos investigativos.

PORTAL BO

Deficiente físico é morto e amigo saiu baleado em Pau dos Ferros/RN


Um deficiente físico foi morto a tiros no bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros/RN, por volta das 19h10 desta quinta-feira(02).

De acordo com informações Raimundo Hildivan Almeida de Sousa, 40 anos, conhecido como Vanvan e um amigo que vinha empurrando sua cadeira foram surpreendidos por uma dupla encapuzada que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ele, atingindo na cabeça, abdômen, nádegas e braço esquerdo, sendo socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao HRCCA, não resistindo a gravidade dos ferimentos veio a óbito na unidade hospitalar.

Francisco Alves Junior, 24 anos, que empurrava a cadeira de Vanvan no momento do ataque criminoso também foi atingindo por um dos disparos na região inguinal no lado direito, mesmo baleado saiu correndo e foi socorrido por uma viatura do GTO do 7º BPM que chegou de imediato ao local. 

No local da ação delituosa a PM ainda encontrou nove capsulas de munição calibre 38. Os bandidos fugiram e não foram identificados. 

Vanvan era ex-presidiário e respondeu processo por trafico de drogas. O caso será investigado pela Delegacia municipal de Polícia civil.

Nosso Paraná

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mossoró=Jovem é morto a tiros em via pública na Favela do Velho


A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra neste noite de quinta feira 03 de fevereiro de 2017, mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo. 

O crime aconteceu na Rua Dionísio Justino na Favela do Velho, área das Malvinas e teve como vítima Edigleyson da Costa Moura conhecido como Guegueu de 21 anos de idade. Ele foi morto em via pública com dois disparos de arma de fogo. 

A Polícia Militar foi acionada para o local, mas não conseguiu informações sobre o crime, uma vez que ninguem quis dar qualquer informação. 

A motivação do crime e seus autores ainda são desconhecidos. A vítima respondia na justiça a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça. (ver processo) 

Após os trabalhos de perícia por parte da equipe do ITEP, o corpo do jovem foi removido do local, para a sede do órgão onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 

Em novembro de 2015,Guegueu teve uma irmã assassinada no bairro Malvinas. Maria Suliene da Costa Moura, foi morta a tiros dentro de uma oficina mecânica na Avenida Antônio Bento naquele bairro. (Relembre o Caso

Edigleyson da Costa, foi a primeira vítima de homicídio do mês de fevereiro e a vigésima segunda do ano de 2017 em Mossoró. O caso será investigado pela de Divisão de homicídios de Mossoró.

Fim da Linha

Morre segunda vítima de acidente na BR 405, zona rural de Riacho de Santana/RN


A segunda vítima do acidente envolvendo um veículo Corolla e um caminhão na ocorrido na manhã de quarta-feira(01)) por volta das 11h30 na altura do KM 170.5 da BR 405, , próximo ao trevo de acesso a cidade de Riacho de Santana/RN, morreu no início da noite desta quinta-feira(02), Ana Cleide Diniz Silva, de 54 anos, se encontrava internada na UTI do HRCCA em Pau dos Ferros/RN e não resistiu aos ferimentos. Ela era esposa do condutor Marcio Luiz da Silva, 51 anos, conhecido como Teté, que faleceu no local do sinistro. 

Já o motorista do caminhão após ser atendido no HRCCA foi transferido para uma unidade hospitalar da capital do Estado, com dupla fratura em uma das pernas. 


As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. O enterro do Sr. Teté aconteceu no final da tarde desta quinta-feira e da Srª Cleide será na manhã desta sexta-feira(03), no Cemitério Publico de Jose da Penha/RN.

Nosso Paraná

VEJA QUEM SÃO OS FUGITIVOS DE ALCAÇUZ.


O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (1º), a lista com os nomes dos 54 fugitivos da Penitenciária de Alcaçuz. Os detentos fugiram da unidade prisional durante a rebelião iniciada em 14 de janeiro e que resultou na morte de 26 internos, além da destruição do presídio. A fuga foi a maior da história do sistema prisional potiguar. Inicialmente, o número de fugitivos repassados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) era de 56 detentos. No entanto, a lista foi atualizada após dois internos de Alcaçuz serem recapturados.

Adeilson Nunes da Silva
Alan Dantas Marques
Alef Marrone da Silva
Antonio Ezequiel da Silva
Bonfim Tarcísio da Silva
Caio Victor da França Silva
César da Silva Costa
Douglas Winnes Silva de Jesus
Eclesiastes Alves de Carvalho
Edivanildo Souza de Oliveira
Edson Corsino de Oliveira
Estefanio Silva Caetano
Etifanio Sheridan Lucas
Fabio Luiz de Oliveira
Francisco Alex Silva Câmara
Francisco Cleanto da Silva Barbosa
Francisco Danilo Nunes Aquino
Francisco das Chagas Barbosa dos Santos
Francisco Job de Oliveira
Francisco Rodrigues da Silva
Gilberto Lopes de Moura
Gilvan Rocha da Costa
Igor Alves do Nascimento
Iraclan Nascimento Queiroz
Iranilson dos Santos Silva
Izaquiel Ramos da Silva
Jeferson Santos da Silva
Jesus Alisson Cavalcanti Pereira
Joalison Bruno Cabral
Jobson Luiz de Carvalho
José Batista de Souza
José Carlos Firmino sa Silva
José Francisco Xavier Neto
José Ivanildo Pinheiro de Lima
José Lindemberg Dantas Nascimento
Josenaldo Vilela Araújo
Kelvin Nascimento da Silva
Kleber Cordeiro de Morais
Laerte Ambrosio de Oliveira
Natécio de Lima
Pedro Bezerra de Oliveira
Rafael Silva de Souza
Reinaldo da Silva Xavier
Renato Berg Lopes da Silva
Rodrigo Leandro Santos
Ruliklebson Nascimento de Souza
Rumascelli Afonso de Oliveira
Shakespeare Costa de França
Thiago Balbino da Fonseca
Thiago de Souza Vilarinho
Thiago Batista Coelho
Valdemir Gomes de Oliveira
Walter Valério Tenório de Araujo
Willame Albano da Silva

Passando na Hora

Bombeiros registram mais de 10 mil ocorrências no primeiro mês da Operação Verão

Militares têm trabalhado de forma preventiva com a sinalização da orla.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contabiliza resultados positivos no primeiro mês da Operação Verão 2017. Ao longo do mês de janeiro de 2017 foram registradas 10.624 ocorrências no Litoral Potiguar, atendidas pelos militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

Entre as principais ocorrências estão orientação ao público (8.199) e advertência ao público (2.379), seguidas de resgate de vítima em meio líquido (30), auxílio ao público (12) e encontro de cadáver (3).

As praias que registraram mais ocorrências são Búzios (3.841), no município de Nísia Floresta, Redinha (2.902), Praia do Meio (2.356), Ponta Negra (842) e a Praia do Meio (540).

O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, capitão Natanael Avelino, explica que a população deve manter a atenção redobrada, principalmente com a aproximação das festas carnavalescas.

“O nosso objetivo é realizar atividades de orientação e prevenção aos banhistas na orla, atividades e resgate, busca e salvamento em meio aquático, e atividades auxiliares de socorros de urgência e atendimento de emergência pré-hospitalar às vítimas em meio líquido, obedecendo aos protocolos de salvamento”, explica o comandante do GBS, capitão Natanael Avelino.

Os militares têm trabalhado de forma preventiva com a sinalização da orla com bandeiras de advertência aos banhistas nos locais com maior fluxo e que apresentem correntes de retorno; distribuição de pulseiras de identificação para crianças, momento em que os guarda-vidas prestam orientações aos pais sobre as condutas de segurança no meio aquático bem como alertá-lo sobre os riscos de acidentes aquáticos caso não haja a devida atenção com as crianças; e a distribuição de folders educativos com dicas de segurança e condutas a serem adotadas para um lazer seguro nas praias, numa linguagem acessível.

Portal BO

No RN, ministro anuncia operações do Plano Nacional de Segurança

Força Nacional vai atuar em conjunto com polícias Civil e Militar. Alexandre de Moraes também anunciou mais recursos para presídios.

Fernanda Zauli e Thyago Macedo Do G1 RN
Ministro da Justiça Alexandre de Moraes apresentou Plano Nacional de Segurança em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, veio a Natal, nesta quinta-feira (2), e anunciou o início das operações do Plano Nacional de Segurança. No Rio Grande do Norte, as ações operacionais de combate à violência serão desencadeadas a partir de 15 de fevereiro pela Força Nacional em conjunto com as polícias Civil e Militar.

Alexandre de Moraes informou que mais agentes da Força Nacional irão atuar no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, o próprio Ministério da Justiça pagará Diária Operacional dos policias militares, policiais civis e peritos criminais que atuarem nas operações do Plano de Segurança.

Essas operações terão como foco inicial operações para cumprimento de mandados de prisão de homicidas, latrocidas e contra o crime organizado, bem como apreensão de armas.

O Plano Nacional de Segurança tem investimentos para a segurança pública e para o sistema penitenciário. O ministro destacou que R$ 45 milhões já foram repassados para os estados, inclusive para o RN, no dia 29 de dezembro.

"O Rio Grande do Norte recebeu esses R$ 45 milhões para investir em construção de presídios e em equipamentos e armamentos. Estamos, a partir de agora, liberando mais um valor significativo para todos os estados. Um valor que chega a R$ 150 milhões para bloqueadores de celulares, R$ 80 milhões para scanners para impedir que entrem instrumentos, armas e drogas nos presídios e mais R$ 78 milhões para tornozeleiras eletrônicas, exatamente para possibilitar que aqueles que não necessitam estar dentro das penitenciárias possam ter uma viabilidade fora monitorado", disse Alexandre de Moraes.

O Plano Nacional de Segurança, de acordo com o ministro, vem sendo elaborado nos últimos oito meses com participação dos secretários de segurança, secretários de Justiça e assuntos penitenciários, procuradores de Justiça, comandantes de Polícia Militar e chefes de Polícia Civil, visando o combate aos homicídios, feminicídios, violência contra a mulher e sistema penitenciário.

"Além dos investimentos, o Plano tem a atividade operacional policial. Os nossos agentes de inteligência estão desde dezembro em Natal, junto com a inteligência da Polícia Civil e Polícia Militar do estado, mapeando as primeiras operações que começarão a ocorrer em 15 de fevereiro. Teremos mais agentes da Força Nacional, sem retirar ninguém dos estados. Policiais militares, policiais Civil e peritos criminais também ganharão diárias como a Força Nacional, o que fortalece a união entre estados e Governo Federal e dá uma condição melhor de trabalho às forças policiais".

Durante obras na área externa de Alcaçuz, mais um túnel é encontrado

Escavação foi descoberta enquanto trator passava na área. Cerca com sistema de alarme está sendo erguida no entorno do presídio.

Do G1 RN
Túnel encontrado em Alcaçuz nesta quinta-feira, dia 2. (Foto: Divulgação / Força Nacional)

Durante as obras que estão sendo feitas na área externa do presídio de Alcaçuz, para colocação de uma cerca ao redor do muro da penitenciária, mais um túnel foi encontrado, nesta quinta-feira (2). O buraco foi localizado por militares da Força Nacional bem na base do muro, entre as guaritas 6 e 7.

Um trator usado nos serviços passou no trecho onde estava o túnel e a terra cedeu, revelando o buraco. Outra escavação havia sido descoberta também pela Força Nacional na mesma área, mas tinha sido fechada com concreto para a colocação da base da cerca.

No dia 25 de janeiro, foi iniciada uma limpeza na área externa ao presídio de Alcaçuz. As medidas fazem parte do plano de segurança anunciado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Caio Bezerra.

Veja as medidas anunciadas:
- reparos nos pavilhões 2 e 3, que serão fechados, de modo a trazer todos os presos para eles e deixar separados os do pavilhão 5;
- colocar cerca externa com sistema de alarme afastada 50 metros do entorno de Alcaçuz, para ter um perímetro de segurança para evitar entrada de armas no presídio;
- executar uma obra de eclusas, portões coordenados, abertos e fechados, para garantir entrada de forças policiais no pavilhão 5;
- reparar as guaritas interditadas;
- implantar sistema de videomonitoramento;
- realizar a limpeza da vegetação no entorno;
- concluir o muro interno que separa o pavilhão 5 dos demais para manter os grupos rivais afastados;
- realizar o concretamento na base da murada para dificultar a escavação de túneis;
- concluir a iluminação externa.

De acordo com a Sesed, será colocada uma cerca na área externa de Alcaçuz, equipada com sistema de alarme e afastada 50 metros do muro da penitenciária. O objetivo é manter um perímetro de segurança para evitar entrada de armas, drogas e outros ilícitos arremessados de fora para dentro.

Sete adolescentes fogem de Ciad na Zona Oeste de Natal

Fuga aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (2). Segundo coordenador da unidade, uma das guaritas estava desativada.

Beatriz Vital Do G1 RN
Ilustrativa

Sete adolescentes fugiram do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional (Ciad) da Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, no início da tarde desta quinta-feira (2). Um deles foi recapturado logo após a fuga e seis continuam foragidos.

Os fugitivos estavam em sala de aula e renderam um educador e um professor com um estilete improvisado com uma lâmina de barbear, de acordo com o coordenador da unidade, o major José Deques. "Há praticamente um ano não aconteciam fugas", disse ao G1.

Segundo o major, os adolescentes fugiram da sala pelo buraco do ar-condicionado e escalaram o muro dos fundos da unidade. Um dos fugitivos teria se machucado ao pular do muro e foi logo recapturado. O coordenador disse também que a guarita dos fundos do Ciad estava desativada por falta de efetivo.

'A fragilidade na segurança externa é muito grande'
De acordo com Tomázia Isabel, diretora técnica da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), a Justiça determinou que três policiais militares pratrulhem a área externa, mas nem sempre a decisão é cumprida.

"A fragilidade na segurança externa é muito grande", afirma a diretora, que atribui a falta de efetivo à crise do sistema prisional potiguar. Só neste ano, presos se rebelaram em três unidades prisionais do estado. Pelo menos 26 morreram em um massacre na Penitenciária de Alcaçuz.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quadrilha explode caixas de banco, saqueia lojas e rouba carros no RN

Ação dos criminosos aconteceu na madrugada desta quinta (2) em Umarizal. Banco do Brasil foi alvo da quadrilha; na fuga, caminhonete foi incendiada.

Do G1 RN
Banco do Brasil foi alvo da quadrilha em Umarizal (Foto: PM/Divulgação)

Pelo menos 10 homens, todos vestidos com roupas pretas e encapuzados, causaram terror em Umarizal, cidade da região Oeste potiguar. Na madrugada desta quinta-feira (2), a quadrilha usou dinamite para arrombar os terminais do Banco da Brasil, saqueou lojas e ainda roubou carros. Na fuga, grampos foram espalhados pelas estradas e uma caminhonete foi queimada sobre uma ponte para impedir que a polícia partisse em perseguição.

Segundo a PM, toda a ação durou quase uma hora. Começou logo após a meia-noite, quando os criminosos chegaram à cidade e explodiram os caixas do banco. Não há informações se os assaltantes conseguiram levar algum dinheiro dos terminais.

Na fuga, ainda de acordo com a polícia, parte do bando atirou contra a fachadas de duas lojas e saqueou roupas e calçados. Para escapar, carros de duas casas foram roubados. Um deles, uma caminhonete, chegou a ser incendiado sobre uma ponte para impedir uma eventual perseguição.

Grampos de ferro também foram espalhados pelas estradas que dão acesso à cidade. Pontiagudos, os grampos são usados para furar os pneus dos carros. Assim, a polícia também teve dificuldade de partir em busca dos bandidos, que conseguiram ir embora.

 Grampos na pista Img: whatsapp


Colisão entre carro e caminhão deixa vítima fatal na BR 405 , zona rural de Riacho de Santana/RN


Uma colisão frontal envolvendo um veículo Corola e um caminhão na manhã desta quarta-feira(01)) por volta das 11h30 deixou uma vítima fatal e duas lesionadas. O acidente aconteceu na BR 405, altura do KM 170.5, próximo ao trevo de acesso a cidade de Riacho de Santana/RN.

Marcio Luiz da Silva, 51 anos, conhecido como Teté, morreu no local e sua esposa Ana Cleide Diniz Silva, saiu ferida e foi socorrida para o HRCCA em Pau dos Ferros e passa bem. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves.

Teté era proprietário do Restaurante do mesmo nome, localizado no KM 172 da BR 405, a menos 2 km onde ocorreu o sinistro. A PM de Riacho de Santana compareceu ao local aguardando a chegada do ITEP e PRF. O caminhão envolvido no acidente é de uma empresa de transportes.

Nosso Paraná

Polícia Militar recupera em Serra do Mel HB20 roubado em Ponta do Mel


Um carro HB20 roubada semana passada em Ponta Mel, na região de Areia Branca, foi encontrado abandonado no final da tarde desta quarta feira 01 de fevereiro na cidade de Serra do Mel. 

Policiais do destacamento da Polícia Militar daquela cidade, sob o comando do Sub-Tenente Alcir, conseguiram localizaram o veículo na Vila Minas Gerais. 

O carro foi entregue na Delegacia de Plantão em Mossoró e posteriormente será encaminhado à delegacia de Furtos e Roubos, para que sejam adotadas as providências cabíveis. 
Fim da Linha

Polícia Militar encontra desmanche de motocicletas na Zona Urbana de Caraúbas, RN



Homens do 3ª Companhia de Polícia Militar descobriu nesta quarta-feira (01), mais um local onde funcionava como desmanche de motocicletas as margens da rodovia estadual, RN 223, nas proximidade da UFERSA em Caraúbas-RN.

Em patrulhamento, uma guarnição comandada pelo Sgt. Alves, com o apoio do Cb. Tyronne, encontraram o referido desmanche de motocicletas dentro de um matagal. No local, foi encontrado peças de moto, possivelmente uma Honda pop de cor Azul. 

A Polícia levou todo material para a Companhia e posteriormente será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas. A equipe de Polícia Civil vai investigar o caso para tentar identificar os suspeitos e os possíveis receptadores.


Icém Caraúbas

Dois jovens são executados em Ceará-Mirim

Em um dos casos a vítima ainda tentou se esconder do atirador debaixo da cama

A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa registrou dois assassinatos na cidade de Ceará Mirim em um intervalo de apenas 4h. Os crimes, com características de execução, ocorreram na noite desta terca-feira e na madrugada desta quarta (02), nas comunidades Carrasco e Primeira Lagoa. Em um dos casos a vítima tentou escapar do atirador de escondendo debaixo da cama.

O primeiro caso aconteceu por volta das 21h, Iranildo Simeão da Silva, de 21 anos foi surpreendido por uma dupla armada, na rua Bela Vista, no Carrasco. A vítima não teve chance de correr e acabou alvejada por pelo menos seis tiros no peito e na cabeça, Iranildo morreu na hora.

No início da madrugada a vítima foi Erivan Varela da Silva, de 25 anos. De acordo com a polícia local o jovem estava dormindo quando homens encapuzados invadiram a residência dele, na rua São Sebastião, na comunidade Primeira Lagoa. Os suspeitos já entraram atirando e a vítima, para tentar escapar dos tiros, se escondeu debaixo da cama, mas acabou sendo achada pelos criminsos e executada.

Os dois casos podem está relacionados ao envolvimento das vítimas com crimes na região. As duas mortes serão investigadas pela delegacia da Polícia Civil da cidade.

Sérgio Costa Portal BO

Agencia dos correios de nosso Paraná/RN foi arrombada durante a madrugada, desta quarta-feira(01).


De acordo com informações, os bandidos usaram o mesmo modus operandi do último furto ocorrido na madrugada do dia 22 de agosto do ano passado.

De acordo com informações a funcionária chegou para seu expediente e percebeu tudo revirado e a princípio sentiram falta apenas da arma de fogo usada pelo segurança durante o expediente que trancada na agencia. 

Nenhuma informação foi repassada a Polícia Militar, já que é um órgão federal, só a Polícia Federal tem acesso a agencia. A qual foi acionada para fazer a perícia no local que continua isolado. 

O atendimento foi suspenso até o término do procedimento pericial. Ainda não se sabe quando expediente voltará ao normal.

Nosso Paraná

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Com coquetel molotov, bandidos incendeiam prédio da PM no RN

Ataque foi registrado na madrugada desta quarta-feira (31) em Arês. Policiais que estavam no prédio não ficaram feridos; suspeitos foram presos.

Do G1 RN
Criminosos atearam fogo na delegacia de Arês (Foto: Divulgação/PM)

O Pelotão Destacado da Polícia Militar na cidade de Arês, região Leste do Rio Grande do Norte foi atacada por criminosos na madrugada desta quarta-feira (1). De acordo com o capitão Cláudio Henrique, comandante do policiamento militar no município, o prédio e uma viatura foram incendiados. Dois suspeitos foram presos.

Ainda segundo o capitão, os criminosos jogaram um coquetel molotov no prédio, que foi parcialmente incendiado e uma viatura foi consumida pelas chamas.

De acordo om o coronel Elyause Moreira, comandante do Policiamento do Interior (CPI), os militares de plantão estavam dentro prédio, mas ninguém se feriu.

Pouco tempo depois, dois suspeitos foram presos. De acordo com o coronel Moreira, os homens foram levados para a delegacia de Goianinha, também na região Leste potiguar.

Mossoró=Homem esfaqueado na área das Malvinas morre na UPA do São Manoel. Acusado foi preso pela PM

Vítima

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na noite desta terça feira 31 de janeiro de 2017, mais uma morte violenta, a vigésima primeira do ano. 

O crime aconteceu na Rua das Punpunhas no conjunto Jardim das Palmeiras, área das Malvinas e teve como vítima a pessoa de Josivaldo Holanda Cordeiro de 30 anos de idade. 

Ele foi ferido a golpes de punhal e socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel, mas não resistiu e morreu ao dar entrada naquela Unidade de saúde. 

Informações de testemunhas apontam que a vítima foi tirar satisfações com o acusado, que havia praticado um roubo na tarde de hoje e se escondeu em sua residência, já que Josivaldo não estava em casa e sim no trabalho. 

O acusado não gostou e acabou furando a vítima a punhaladas que não resistiu e morreu em consequência dos ferimentos. A Polícia foi acionada para o local, mas quando chegou a vítima já havia sido socorrida. 

Após diligências os policiais conseguiram localizar o suspeito do crime que foi perseguido e mesmo depois de alguns disparos de contenção efetuados pelos PMs, ele conseguiu fugir pelo matagal. 

Horas depois da fuga, a Polícia Militar recebeu uma ligação anônima informando o local onde estaria escondido o acusado de matar Josivaldo Holanda. 

Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), de Rádio Patrulha da área com apoio do Fiscal de Operações, montaram um novo cerco e dessa vez conseguiram prender o acusado do Crime. 

Após ser preso ele foi conduzido à delegacia de Plantão, onde foi identificado como, José Mário Pereira Satiro 19 anos de idade, morador do bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró. 

José Mário, negou autoria do crime, mas foi autuado no artigo 121 pelo crime de homicídio, ficará custodiado na Polícia Judiciária e na manhã desta quarta feira (01) será conduzido à Cadeia Pública onde ficará disposição da justiça.

José Mário preso em flagrante e autuado por homicídio
Fim da Linha

Policial militar baleado em tentativa de assalto morre no hospital

Crime aconteceu dentro de um shopping na zona Norte de Natal.

O policial militar Daniel Oliveira Pessoa, que foi baleado durante uma tentativa de assalto em um shopping na zona Norte de Natal, não resistiu aos ferimentos e morreu, na tarde desta terça-feira (31). O soldado tinha 31 anos e havia entrado na PM em 2010.

A ocorrência aconteceu no final da manhã, quando o policial estava no shopping e teria percebido um assalto em uma joalheria. Mesmo sem estar de serviço, o soldado acabou entrando na loja e foi surpreendido pelas costas por um bandido que estava do lado de fora da loja.

A ação dos bandidos foi flagrada por uma câmera de segurança. Logo após atirar no policial, os dois assaltantes fugiram correndo.

Sérgio Costa Portal BO

Líderes de PCC no RN são transferidos para penitenciária federal


Cinco presos integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), e que são apontados como líderes da rebelião que aconteceu na Penitenciária de Alcaçuz ocorrida no dia 14 de janeiro, foram transferidos da Central de Flagrantes da Polícia Civil para uma Penitenciária Federal, na manhã desta terça-feira (31).
O trabalho de transferência foi realizado por agentes penitenciários, policiais militares e policiais civis. Participaram da ação integrantes do Grupo de Escolta Penal (GEP), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).
Os cinco detentos foram indiciados pela Polícia Civil por todos os 26 homicídios cometidos dentro do presídio, pelos crimes de dano público, lesão corporal, vilipêndio de cadáver e associação criminosa.
Quem são os detentos transferidos:
1) José Cláudio Candido do Prado: Ele foi condenado a 75 anos de prisão pela prática dos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. José Cláudio é do Estado de Mato Grosso.
2) Tiago de Souza Soares: Condenado a 38 anos e seis meses pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas.
3) Paulo da Silva Santos: condenado a 32 anos pelos crimes de extorsão e tráfico de drogas.
4) João Francisco dos Santos: condenado a 39 anos por ter matado o jornalista F Gomes.
5) Paulo Márcio Rodrigues de Araújo: é preso provisório, ainda não foi condenado. Ele é da cidade de Ipanguaçu.

PORTAL BO

Bandidos arrombam correios de Lajes Pintada e levam o cofre na madrugada de ontem (31)


Mais uma ação criminosa destrói agencia dos correios da cidade de Lajes Pintada, no Rio Grande do Norte. A madrugada de ontem 31 de janeiro foi de terror para os moradores da pequena cidade, foi o que viveram os moradores de Lajes Pintadas-RN, situada na região Trairi/RN. 
Bandidos, encapuzados e fortemente armados invadiram a pacata cidade na madrugada desta terça-feira por voltar das 03:00hs e arrombaram a agência dos Correios, levando o cofre.
Segundo informações os bandidos chegaram em dois carros arrombaram a porta da agência e levaram o cofre não ouve explosões e como sempre ninguém sabe o paradeiro dos bandidos.

FOCOELHO

Caicó: Eletricista é preso com rádio da PM; pelo whatsapp ele avisava das operações


A coisa não está fácil, nem para a polícia. Na tarde dessa segunda feira, 30 de janeiro, a Polícia Militar de Caicó, por meio do GTO (Grupo Tático Operacional), cumpriu um mandado de busca e apreensão na rua Mundo Novo, nº 1044, no bairro Paraíba, zona leste da cidade, e flagrou um jovem modulando um rádio na frequência da PM. 
O major Costa, que comando do 6º BPM, disse ao blog Jair Sampaio que a informação chegou a polícia por meio de denúncia anônima, com isso, foi feito um trabalho de monitoramento, que culminou com a prisão de WILSON ROCHA, 24 anos. Ele é eletricista e trabalha numa oficina que conserta viaturas policiais, de onde roubou o rádio.
Ainda de acordo com Costa, o rapaz administrava um grupo de whatsapp com o sugestivo nome de "SINTONIA DO RÁDIO", onde ele retransmitia todas as conversas da Polícia Militar, principalmente quando estes estão em operação. "Ele gravava os áudios da frequência e jogava no grupo para os comparsas se antenarem", disse o major.

JAIR SAMPAIO

Itep é acionado e recolhe mais uma cabeça na Penitenciária de Alcaçuz

Parte de corpo foi encontrada na tarde desta terça-feira (31). Governo mantém número de 26 mortos em rebelião.

Do G1 RN
Ao todo, até o momento, Itep já identificou 22 dos 26 mortos em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) recolheu mais uma cabeça na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (31). De acordo com o Itep, isso não significa o aumento do número de mortos na rebelião - 26 até o momento - porque alguns corpos foram liberados para as famílias sem as cabeças.

No dia 23 de janeiro os peritos já haviam recolhido outra cabeça no local. E no dia 21 foram recolhidos duas cabeças e outras três partes de corpos.

Até esta terça (31) o Itep já havia identificado 22 dos 26 mortos. Os presos cujos corpos foram identificados são:

Jefferson Pedroza Cardozo
George Santos de Lima Júnior
Willian Anden Santos de Souza
Antônio Barbosa do Nascimento Neto
Carlos Clayton Paixão da Silva
Jonas Victor de Barros Nascimento
Marcos Aurélio Costa do Nascimento
Anderson Barbalho da Silva
Cícero Israel de Santana
Marlon Pietro da Silva Nascimento
Eduardo dos Reis
Jefferson Souza dos Santos
Felipe Rene Silva de Oliveira
Charmon Chagas da Silva
Diego Felipe Pereira da Silva
Anderson Mateus Félix dos Santos
Luiz Carlos da Costa
Tarcísio Bernardino da Silva
Francisco Adriano Morais dos Santos
Lenilson de Oliveira Melo Silva
Diego Melo de Ferreira
França Pereira do Nascimento.

Visitas em Alcaçuz continuam suspensas por tempo indeterminado

Acesso dos familiares aos presos está proibido desde início de rebeliões. Segundo diretor, "não há limites entre os pavilhões e outros setores".

Thyago Macedo Do G1 RN
Mulheres e familiares de presos não podem entrar em Alcaçuz (Foto: Fred Carvalho/G1)

Desde o início das rebeliões em Alcaçuz, em 14 de janeiro, a Secretaria de Justiça e Cidadania suspendeu o acesso de familiares aos presos e a medida será mantida por tempo indeterminado. Nesta quarta-feira (1ª), que seria dia de visita, por exemplo, as mulheres e parentes dos detentos não poderão entrar.

Além disso, o fornecimento de alimentos por parte dos familiares também foi suspenso pela Sejuc desde a primeira semana das rebeliões na penitenciária estadual de Alcaçuz. A alimentação dos detentos tem sido fornecida exclusivamente pelo Estado.

O Coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Coape), Zemilton Pinheiro, informou ao G1 que não há previsão para que a rotina de visitas sociais e visitas íntimas seja reestabelecida.

De acordo com a Coape, a suspensão das visitas é por questão de segurança, haja vista que na maioria dos pavilhões de Alcaçuz os presos ainda continuam soltos.

No fim de semana, durante revista feita no Pavilhão 5 de Alcaçuz, agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária encontraram cinco armas de fogo e três espingardas calibre 12 de fabricação artesanal. Na sexta-feira, eles já haviam apreendido um revólver.

Desde o dia 14 de janeiro, quando teve início a série de rebeliões em Alcaçuz, resultando na morte de pelo menos 26 detentos, os presos passaram a ter livre acesso entre os pavilhões e a outros setores da penitenciária.

De acordo com a declaração assinada pelo diretor Ivo Freire, "já não há limites entre os pavilhões ou outro setor dessa penitenciária, não tendo qualquer controle ou restrição de acesso dos apenados, pois não há grades ou barreiras que separem uns dos outros internos custodiados".

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Assalto com disparos de arma de fogo no Comercio de Neto de Deto em Felipe Guerra, RN


Um assalto há um comerciante na cidade de Felipe Guerra, região oeste do estado, movimentou o setor policial no final da tarde de ontem segunda-feira, 30 de Janeiro de 2017, o Assalto aconteceu no comercio do empresário Neto de Deto.

Segundo informações, dois elementos chegaram de moto no comercio de Neto de Deto e anunciaram o assalto, de acordo com informações que tem chegado a nossa redação, os elementos estavam em uma moto de cor prata 150 com cano Esporte.

No local ainda foi efetuado disparo de arma de fogo por um dos assaltantes, uma ambulância do município ainda chegou ser acionada para o local, nas primeiras informações, era que no local tinha uma pessoa ferida, mas o disparo não atingiu ninguém apenas foi para o alto.

Várias viaturas da Polícia Militar de todas as cidades da região estão realizando diligencia por toda área na tentativa de prende os assaltantes, que após praticarem o assalto fugiram em uma estrada carroçável que da acesso a comunidade de São Lourenço, vários curiosos estiveram no local observando o local do ocorrido.

Santana Notícia

Polícia Militar recupera três motos e um carro roubados nos últimos dias em Mossoró

Onix roubado estava guardado em uma residência no Santa Helena.

A Polícia Militar recuperou nas últimas 24 horas três motos, um carro e localizou uma quadro de motocicleta, roubados em Mossoró, nos últimos dias. 

No domingo (29) um veículo Chevrolet Onix de cor vermelha, roubado, foi localizado pelos policiais da VTR 233 (Sd Barbosa e Sd Nascimento) dentro de uma residência no Loteamento Santa Helena. Na casa não havia ninguém, somente o carro. 

Na tarde desta segunda feira 30 de janeiro, por volta das 14h20min, policiais da VTR 233 (Cb Emanoel e Sd Lúcio), conseguiram recuperar uma moto Fan preta, roubada no Alto da Pelonha por volta das 12h30min. 

A motocicleta estava abandonada na Rua Marechal Hermes, nas proximidade da Favela do Cachorro Assado no bairro Barrocas. O suspeito ao avistar a guarnição abandonou a moto e fugiu. 

Já por volta das 16h30min, a guarnição do Cabo Emanoel e o soldado Lúcio recuperou de uma só vez duas motos com queixas de roubo. 

As duas motos, uma Bros 160 preta, roubada no domingo (29) no bairro Paredões e uma Honda Fan preta, foram localizadas em uma matagal no loteamento Santa Helena. 

Os veículos estavam escondidos e a Polícia acredita que os criminosos pegavam as motos durante a noite para fazer assaltos e depois guardavam no mato. 

No final da tarde de ontem, a guarnição da Ronda Escolar, localizou um quadro de uma moto, no loteamento Três Vinténs, por trás do Posto Estrela Dalva. 

Todos os veículos recuperados foram entregues no setor de vistorias da Delegacia de Furtos e Roubos para os procedimentos cabíveis.

Motos que segundo a PM foram usadas em assaltos estavam escondidas em uma matagal no Santa Helena
Moto roubada no Alto da Pelonha, foi localizada no bairro Barrocas
Quadro de uma moto roubada, localizado no Três Vinténs
Fim da Linha