sábado, 24 de março de 2018

Mossoró=Sargento da reserva da PM é morto a tiros no Bairro Boa Vista


Mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo foi registrado em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu por volta das 16h30min desta sexta feira, 23 de março de 2018, na Rua Francisco Romualdo, no Bairro Boa Vista.

A vítima, o sargento da reserva da Polícia Militar, Luiz Valdécio Faustino, " Sgt Valdécio foi assassinado em via pública com vários tiros de pistola 380.

De acordo com informações de testemunhas, a vítima trafegava em sua moto, quando foi interceptada por uma dupla numa motocicleta, Pop que supostamente teria tentado tomar sua moto.

O sargento teria reagido a ação dos bandidos tentando fugir, mas acabou sendo baleado e ao cair do veículo, os criminosos se aproximaram e efetuaram outros disparos na cabeça da vítima que morreu no local.

De acordo com a perícia criminal, a vítima foi atingida com pelo menos 12 tiros de pistola calibre 380 em várias partes do corpo, principalmente na região da cabeça. Os criminosos fugiram após o crime e segundo informações levaram o celular do PM.

A equipe da Divisão de Homicídios esteve no local do crime, realizando os primeiros levantamentos. A delegada Liana Aragão informou que a principio o crime será investigado como latrocínio, (roubo seguido de morte). Familiares de Valdécio foram ao local e informaram para a polícia que o sargento não tinha inimigos, e não andava armado. 

O corpo do sargento Valdécio comer era mais conhecido, foi removido, após os trabalhos de isolamento pela PM e a perícia por parte da equipe do ITEP e da medicina legal e encaminhado para ser necropsiado. Mossoró chega a triste marca dos 66 homicídios neste ano de 2018.

Fim da Linha

SÁBADO DO AÇOUGUE QUEIROZ APODI

Homicídio a bala na cidade de Governador Dix Sept Rosado no Oeste do RN


A Polícia Militar confirmou o registro de mais um homicídio na região oeste do Rio Grande do Norte e desta vez na cidade de Governador Dix Sept Rosado, distante 35 KM de Mossoró.

Um popular identificado como, Lucas Emanuel da Costa Oliveira e conhecido como "Zoinho", 18 anos de idade, foi assassinado em via pública com vários tiros, naquela cidade. A PM isola o local de crime, aguardando a chegada das equipes da Delegacia de Plantão e do ITEP de Mossoró.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia informou que a vítima caminhava em via pública quando foi surpreendida pelos criminosos, que se aproximaram e atiraram várias vezes em sua direção. Zoinho como era mais conhecido não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O corpo vai ser periciado no local do crime e depois recolhido pela equipe da Medicina Legal para ser necropsiado na sede do ITEP em Mossoró.

Fim da Linha

Polícia Civil de Caicó prende homem acusado de matar o próprio tio


Uma equipe de Policiais Civis de Caicó cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de CÉLIO BEZERRA DOS SANTOS, conhecido como "BOLA", o mesmo é acusado de assassinar o próprio tio, GERÔNCIO JOSUÉ DE ARAÚJO, a tiros de espingarda. O fato ocorreu no dia 23/10/17, no sítio Montanhas, zona rural da cidade de Caicó.

De acordo com as investigações coordenadas pelo Delegado Leonardo Germano, a motivação do crime foi uma disputa por terras entre familiares. No dia do crime, BOLA teria chegado no sítio bastante embriagado e, mesmo diante de várias pessoas da família, armou-se com uma espingarda e seguiu até o imóvel em que a vítima residia. Alguns familiares ainda tentaram impedi-lo de praticar o ato, mas o acusado foi até a casa de GERÔNCIO e ceifou-lhe a vida com dois disparos de arma de fogo.

Os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do investigado e apreenderam três armas de fogo: um revólver calibre .38 e duas espingardas, uma calibre .28 e outra calibre .36, além de munições e artefatos explosivos. A polícia investigará agora se uma dessas armas foi a utilizada no crime, bem como se houve a participação de mais alguém da família no fato criminoso.

Focoelho

No RN, ladrão disfarçado de aluno entra em sala de aula e anuncia assalto durante a chamada

Crime aconteceu nesta quinta-feira (22) na cidade de Parnamirim, Grande Natal.

Por Kleber Teixeira, Inter TV Cabugi
Escola Municipal Luiz Maranhão Filho foi alvo de uma arrastão nesta quinta-feira (22) (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Um homem armado invadiu uma escola municipal de Parnamirim, cidade da Grande Natal, e fez um arrastão na noite desta quinta-feira (22). Segundo a polícia, o assaltante estava disfarçado com uma farda igual à usada pelos estudantes da instituição.

Ainda de acordo com a polícia, dois homens chegaram na Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, no bairro Jockey Club, por volta das 20h em uma motocicleta. Um deles desceu do veículo com a arma escondida. Era ele que vestia a farda da instituição de ensino.

O assaltante entrou em uma sala de aula, sentou e aguardou o início da chamada. Foi quando sacou o revólver e anunciou o assalto. O criminoso recolheu aparelhos celulares de alunos e também da professora.

Depois disso o homem seguiu para outras salas da escola municipal e recolheu mais celulares de outros estudantes e professores. Neste momento, um funcionário da instituição chamou a atenção do bandido com um grito e ele, assustado, atirou. Foram pelo menos quatro disparos, segundo o relato das testemunhas. As marcas de dois dos tiros ainda podem ser vistas em duas das paredes da escola.

O assaltante correu para o lado de fora do prédio, onde o comparsa o aguardava, e os dois fugiram levando, pelo menos, 30 celulares. Ninguém foi preso.

Mulher é assassinada a tiros dentro de casa da Zona Oeste de Natal

O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (22) no bairro Dix-Sept Rosado. Ninguém foi preso.

Por G1RN
Nayara Fernandes tinha 29 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Uma mulher foi morta a tiros dentro de casa na noite desta quinta-feira (22) no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Nayara Fernandes da Silva, de 29 anos. Ninguém foi preso.

Testemunhas disseram aos policiais que dois homens chegaram em um carro por volta das 19h. Eles entraram na casa, saíram e depois retornaram. Ainda de acordo com a polícia, Tatiane Nayara estava dentro de casa com a família. Antes da vítima ser atingida por vários tiros, a mãe dela saiu da residência levando quatro crianças.

Segundo o delegado Marcos Vinicius, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os criminosos chegaram na casa procurando por drogas, mas ainda não sabe se ela foi morta por engano.

A polícia fez buscas pela região, mas não conseguiu localizar os criminosos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), somente este ano 24 mulheres foram mortas nos estado. Destas, três casos são características de feminicídio.

Mulher é morta a tiros dentro de casa, em Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

sexta-feira, 23 de março de 2018

Ossada Humana é encontrada próximo a Bacia de Captação na região das Barrocas



Uma hossada de um homem foi encontrada no final da tarde desta quinta feira 22 de março de 2018, em um lixão nas proximidades da Bacia de Captação da Caern, na região das Barrocas em Mossoró, no oeste Potiguar.

Populares que passavam no local, por volta das 17h30min, se depararam com a ossada e acionaram a Polícia Militar. A VTR do Grupo Tático Operacional (GTO), foi ao local, e após constatar a presença dos restos mortais no lixão acionou a delegacia de Plantão e o ITEP.

No local, havia ossos espalhados, possivelmente pela ação de animais. A roupa que a vítima vestia, uma bermuda e camisa verdes, ainda estavam bem conservadas.

De acordo com o perito criminal Dr. Otávio Domingos, não deu pra visualizar perfurações na ossada. O tempo em que a ossada estava no local, também não foi possível precisar.

Os trabalhos de recolhimento dos ossos humano realizados pela equipe da medicina legal, foram acompanhados pelo Dr. Evandro Luiz dos santos, delegado de plantão.

No local nenhum documento foi encontrado. A identificação da vítima só será possível mediante exames técnicos por parte do ITEP.

Fim da Linha

Mulher é morta dentro de casa na zona Oeste

Tatiane Nayara tinha 29 anos; Crime aconteceu na noite desta quinta-feira (22), no "Mereto da Sete".

Uma mulher de 29 anos foi assassinada, na noite desta quinta-feira (22), dentro de casa, na rua José Fernandes da Silva, na comunidade conhecida como "Mereto da Sete", no bairro Dix Sept Rosado, zona Oeste de Natal. Tatiane Nayara Fernandes da Silva sofreu tiros na cabeça.

De acordo com o delegado Marcos Vinícius da Divisão de Homicídios homens em um carro azul foram os autores do homicídio. "Fui informado que os assassinos entraram, procuraram por cocaína e sairam, voltando em seguida atirando em Tatiane várias vezes na cabeça. Aparentemente ela seria de fato o alvo", disse.

A mãe de Tatiane relatou a reportagem do PortalBO que a filha saía poucas vezes de casa, preferia ficar com as três filhas. A idosa que preferiu não ser identificada desconhece a motivação do crime. O caso será investigado pela DHPP.

Sérgio Costa Portal BO

Caminhão dos Correios é trancado e tem mercadorias roubadas na BR-304, em Macaíba. PM recupera os produtos e dois veículos com queixa de roubo


Um caminhão dos Correios foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (22) quando trafegava pela BR-304, em Macaíba, cidade da Grande Natal. Pouco tempo depois, já em Natal, a Polícia Militar localizou dois veículos usados pelos assaltantes e conseguiu recuperar e mercadoria roubada. Contudo, os ladrões conseguiram fugir. Dentro de um dos veículos, que também havia sido roubado, foram encontrados computadores.
G1 teve acesso ao relatório feito pela PM. Nele, os policiais que participaram da busca pelos criminosos contaram que dois carros, um Fiat Toro preto e uma Strada branca, trancaram o caminhão quando ele passava pelo parque Industrial. Após saquearem o veículo, os assaltantes fugiram e polícia foi chamada.
Durante patrulhamento, uma das guarnições da PM visualizou o Fiat Toro em atitude suspeita descendo a Av. João XXIII, no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. Foi quando houve uma perseguição ao carro, que acabou sendo abandonado pelos criminosos.
O carro, que tem queixa de roubo e estava com uma placa que pertence a um Civic, foi recuperado, mas os bandidos conseguiram fugir. Dentro da mala foram encontrados dois computadores e caixas dos Correios, o que aponta que o carro tratava-se do mesmo que participou do roubo ao caminhão.
Já pela manhã, ainda de acordo com o relatório, a PM conseguiu localizar a Strada, que também foi abandonada em Mãe Luíza. Outros objetos roubados também foram recuperados e levados para a delegacia.

G1RN

quarta-feira, 21 de março de 2018

CRIME DE HOMICÍDIO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ-RN.


O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), registrou o 65° crime de homicídio de 2018 em Mossoró no Rio Grande do Norte por volta das 07:30hs desta quarta feira 21de março.

A ação criminosa ocorreu próximo a Panificadora Luara, na Avenida Rio Branco, no bairro Santo Antônio.

De acordo com as primeiras informações,a vítima ainda não identificada trafegava em uma moto com queixa de roubo quando foi morta a tiros.

A Polícia Militar isola o local de crime até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia ITEP. 

Em instantes mais informações.

Passando na Hora

Mulher é morta a tiros na cidade de Areia Branca RN


Na tarde desta segunda-feira, 20 de março de 2018, o comando da Companhia de Policia Militar da Cidade de Areia Branca na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, recebeu informações de que numa estrada que dá acesso a Praia do Paraiso na Zona Rural da Cidade, tinha uma mulher morta com sinais de violência.

Uma guarnição se deslocou ao local informado e chegando lá constatou-se a veracidade da informação. Um corpo do sexo feminino conhecida, estava caído ao solo com marcas de tiros.

A vítima até o momento conhecido como "Rebeca", foi morta com cerca de cinco tiros na região frontal e posterior da cabeça. Segundo a polícia ele tinha envolvimento com pessoas ligadas ao tráfico de drogas.

Após os procedimentos de local de crime realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia “ITEP” de Mossoró, o corpo da vitima foi removido para sua sede, onde será necropsiado.

A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime, mas acredita que a morte dela esteja relacionado com o tráfico de entorpecentes. A Policia Civil da Cidade de Areia Branca, vai investigar o caso e tentar esclarecer o homicídio.

Fim da Linha

Homem é preso pela DIVIPOE com arma de fogo e munições no Bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró


Um homem foi detido no início da tarde desta terça feira 20 de março,acusado de infrigir a lei do desarmamento. Edno Eliel Cesário da Silva, 36 anos de idade, foi denunciado por populares de que estava transitando armado pelas ruas do Bairro Dom Jaime Câmara.

Na denuncia, o denunciante relatava que o infrator já havia efetuado disparos em direção a residências naquela localidade.

A equipe da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), sob a coordenação do Dr. Renato Oliveira, se dirigiu até o Dom jaime Câmara para averiguar as denuncias.

Na abordagem feita na casa do suspeito, localizada na Rua Antônio Bento, os agentes encontraram uma espingarda calibre 40 e varias cartelas de munições calibres 38.

Edno Eliel recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da Divipoe, para que o delegado Renato Oliveira,adote as medias cabíveis.

O Câmera

PM de Carnaubais prende elemento suspeito de assalto no Alto do Rodrigues



A polícia militar da cidade de Carnaubais sob o comando do Sargento Iranildo, auxiliado pelo PM Pereira, recebeu a informação de que uma dupla abordo de uma moto Yamaha XTZ, teriam praticado um assalto na cidade de Alto do Rodrigues, onde os elementos subtraíram mediante ameaças três aparelhos celulares das vítimas, e empreenderam fuga sentido a cidade de Carnaubais.

Diante das informações, o sargento Iranildo, seguiu em diligências e se deparou com a dupla em fuga, houve perseguição e os elementos caíram da moto e entraram no matagal.
Viaturas de Assu e Alto do Rodrigues deram apoio, durante a madrugada os policiais continuaram nas buscas aos elementos.Informações repassadas a polícia, davam conta de que a dupla identificada por Reizinho e Lucas estavam a pé nas proximidades onde caíram da moto em uma estrada carroçável entre Carnaubais e Alto do Rodrigues.

Durante as diligências um dos elementos identificado por Antônio Lucas da Cruz Paulino, vulgo Lucas foi localizado na residência de sua genitora bastante arranhado em consequências da queda e dos espinhos ao entrar na mata, já o outro elemento identificado por Bruno Reis Cipriano, vulgo Reizinho, não foi localizado.

A polícia encontrou um simulacro de Pistola, celular e uma moto Yamaha XTZ de placa MNV 2286 com queixa de roubo e utilizada no assalto as vítimas da cidade de Alto do Rodrigues.

Mais uma ação com êxito realizada pela PM do 10º BPM com sede em Assu, sob o comando do Coronel Assis Santos.

Focoelho

Dois jovens são retirados de dentro de casa e assassinados em via pública na zona Oeste


Dois jovens foram retirados à força de dentro de casa e assassinados a tiros, no fim da manhã desta terça-feira (20), na rua Pai Celestial, no bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. As vítimas foram identificadas como Judson Clayton Barbosa da Silva, de 20 anos e Jackson Douglas Belo da Silva, de 17. 
Segundo a Polícia Militar os criminosos chegaram de carro, armados com pistolas e escopetas já rendendo e algemando as vítimas. A ação foi rápida, um dos mortos tombou na favela do fio e o outro ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. As razões para o duplo homicídio ainda são desconhecidas.

PORTAL BO

terça-feira, 20 de março de 2018

Mossoró=Ex-presidiário é morto a tiros de pistola em seu espetinho no Bairro Aeroporto


A cidade de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo e eleva para 63 o número de pessoas assassinadas neste ano de 2018.

O crime aconteceu por volta das 20h30min desta segunda feira 19 de março de 2018, em um espetinho, localizado na Rua Atirador Miguel Antônio da Silva Neto próximo a Faculdade de medicina e o Hospital Tarcísio Maia no Bairro Aeroporto.

A vítima o ex presidiário Wagner Tavares, 30 anos de idade, foi alvejado e morto com seis tiros de pistola 380. Segundo informações da Polícia, a vítima estava trabalhando no espetinho que havia ianugurado há pouco mais de 10 dias, quando dois homens em uma moto de cor preta, chegaram e o garupa desceu de arma em punho e efetuou os disparos.

A vítima, segundo a perícia criminal, ainda tentou correr, mas foi atingido com seis dispsros, não resistiu e morreu no local. Os criminosos fugiram após matarem o ex-presidiário e não foram identificados. A Polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime, bem como sobre a identidade dos atiradores.

A Polícia informou que Wagner Tavares, havia deixado a prisão em janeiro passado e estava em liberdade condicional. Ele respondia a quatro processos na justiça do RN pela prática de roubo (Ver aqui)

Após o isolamento do local do crime, realizado pela Polícia Militar e a perícia, o corpo do ex-presidiário foi removido pela equipe do IML e encaminhado a base do ITEP para ser necropsiado.

O caso será investigado pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), comandada pelos delegados Rafael Arraes e Liana Aragão.

Fim da Linha

Após perseguição, dois homens são mortos a tiros na Grande Natal

Duplo homicídio aconteceu na noite desta segunda-feira (19) em São Gonçalo do Amarante. Ninguém foi preso.

Por G1RN
Após perseguição, dois homens são mortos a tiros em São Gonçalo do Amarante. (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Dois homens foram mortos a tiros na noite desta segunda-feira (19) em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram perseguidas e baleadas por criminosos em um carro preto.

Ainda de acordo com a PM, os homens estavam em uma moto com queixa de roubo. Após a perseguição, eles foram alcançados pelos criminosos em um trecho escuro da RN-160, no distrito de Oiteiros. Atingidos por vários tiros, eles morreram no local. As vítimas não foram identificadas.

A Polícia fez buscas pela região, mas ninguém foi preso.

Indivíduo é preso no Ouro Negro acusado de trafico de drogas.

Com o acusado a policia encontrou droga, balança de precisão, uma arma de fogo e instrumentos musicais de origem suspeita.

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos sob o comando do Delegado Luiz Fernando, prenderam na manhã de segunda feira 19 de março, um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Mossoró. Jefferson Elizeu Dantas Fialho Santos , de 18 anos de idade, foi preso em casa no bairro Ouro Negro e com ele a policia encontrou uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira, várias trouxinhas de maconha, balança de precisão, sacos plásticos e vários instrumentos musicais.

Jeferson foi conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos e depois de ser ouvido pelo delegado Luiz Fernando, foi encaminhado à Delegacia de Narcóticos para os procedimentos. Ele deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

O Câmera

Mulher é morta pelo ex-marido com 14 facadas no meio da rua em Natal

Crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) na Zona Norte da cidade.

Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi
Isolda Claudino de Almeida tinha 53 anos e foi assassinada na Zona Norte de Natal (Foto: Cedida)

Uma mulher de 53 anos foi morta com 14 facadas quando voltava do trabalho para casa no fim da tarde desta segunda-feira (19), na Zona Norte de Natal. O suspeito do assassinato é o ex-marido dela, preso em flagrante no local do crime. O homem não aceitava a separação.

De acordo com a polícia, Isolda Claudino de Almeida desceu do ônibus na Avenida João Medeiros Filho e seguiu para a residência onde morava, na direção da região de mangue do bairro Potengi. No caminho foi surpreendida por José Cândido de Melo, ex-marido dela, que a esperava para matá-la.

O homem desferiu 14 golpes de faca na ex-companheira. A polícia informou que Isolda foi atingida em órgão vitais. As facadas acertaram o peito, a barriga, o pescoço. Ela ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Pessoas que passavam pelo local e presenciaram a cena renderam o homem e tentaram espancá-lo. A polícia foi acionada e prendeu José Cândido, que foi conduzido inicialmente ao hospital, com um ferimento no braço, e depois levado para a delegacia.

A irmã da vítima, Iná Claudino, conta que há um ano Isolda havia se separado do acusado. Porém ele não aceitava a situação, e a ameaçava. Iná Claudino disse ainda que, em outra oportunidade, o homem ateou fogo em móveis e na casa em que vivia a irmã dela. A polícia foi procurada, contudo José Cândido de Melo permaneceu em liberdade. O casal tinha quatro filhos.

Veículo clonado e drogas são apreendidos em Umarizal/RN


Após receberem denúncias de que na cidade de Umarizal, estava circulando um veículo tipo Toyota Corolla de cor cinza, clonado, os policiais Civis e Militares passaram a fazer diligências, no sentido de apreender o veículo. 

Por volta das 15:00 horas, o veículo foi localizado em frente a residência do suspeito, indicado na denúncia, e quando os policiais chamaram o acusado, ele tentou fugir pulando o muro do quintal da residência, momento que o próprio Delegado evitou a fuga e deu voz de prisão. 

A princípio Luã Costa Dias, "Luã pica pau", disse ter perdido as chaves do veículo, mas logo em seguida seu genitor encontrou-as e repassou para os policiais. 

O acusado foi levado para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com o veículo, e lá, após os policiais fazerem uma revista minuciosa no veículo, foi encontrado dentro do porta-malas, junto ao pneu suporte, 150 gramas de maconha embalada em papel alumínio, envolto a sacolas plasticas. 

Os policiais só saíram em diligências após confirmar junto à Polícia Civil do Estado de Pernambuco, que o veículo original estava na cidade de São Lourenço da Mata, na garagem do proprietário, caracterizando a clonagem. Segundo ainda Luã, o veículo foi adquirido pelo valor de R$ 11.000,00 (Onze mil reais) a um rapaz que ele não sabe o nome e nem onde ele reside. 

O flagranteado Luã Costa Dias, já responde a processos junto à Justiça Potiguar, e nesta data foi autuado como incurso nos arts. 180 do CPB e 33 da lei no. 11.343/06, ficando recolhido ao Presídio Provisório da cidade de Caraúbas à disposição da justiça.

Umarizal News

segunda-feira, 19 de março de 2018

Apodi=Em menos de 24 horas, Policia Militar localiza motocicleta roubada!



Na manhã desta Segunda feira, dia 19/03, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), recebeu a informação dando conta de uma motocicleta que se encontrava abandonada no Bairro Bacurau I, as margens da lagoa do Apodi.

De imediato uma viatura da Rádio Patrulha composta pelos Cabos, Hélio e George, se deslocaram até o local informado e ao avistarem a motocicleta, puderam perceber se tratar da mesma motocicleta que havia sido roubada do local de um evento, denominado (Encontro de Paredões), que aconteceu na noite anterior, no parque de vaquejada. 

A Motocicleta foi encaminhada a sede da delegacia de policia civil de Apodi, onde após os procedimentos legais, ser entregue ao seu legítimo dono.