sábado, 10 de março de 2018

PM e PRF apreendem carros de procedência ilícitas em Upanema RN


Após denúncia policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 12º BPM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se dirigiram a cidade de Upanema, a 46 KM de Mossoró para averiguar a denuncia. 

Ao chegarem no local informado as equipes localizaram dois veículos sendo um Corolla de cor branca com placas OKB 1706 Natal RN e que após averiguação foi constatado que o veículo era roubado e estava com as placas clonadas. Foi verificado também que as placas verdadeiras tinha a identificação OJU 0010 Natal RN. 

O outro carro trata-se de um Jeep Renegade de cor branca e placas QNL 6845 Belo Horizonte/MG de propiedade de uma locadora de veículos localizada no estado da Bahia onde o automóvel foi alugado e não se tinha mais informações da localização do mesmo. 

De acordo com os policiais já consta na Polícia Civil um procedimento por apropriação indébita. Um homem que não teve o nome divulgado e que estava de posse dos carros foi detido e conduzido juntamente com os veículos à Delegacia de Plantão em Mossoró. Com ele também foi apreendido uma série de cheques e cartões de créditos.



Fim da Linha

SÁBADO DO AÇOUGUE QUEIROZ APODI

PAREDÃO SUBZERO – Polícia Civil de Pendências recupera equipamentos do paredão de som furtado


Dando sequência as diligências que haviam sido iniciadas desde quando tomou conhecimento do furto do paredão de som SUBZERO – o maior paredão do Rio Grande do Norte – a Polícia Civil recuperou os equipamentos do mesmo na madrugada de 09 de março.

Entenda o caso: na noite de 27 de fevereiro o reboque com o paredão SUBZERO estava estacionado em um posto de gasolina no município de Pendências, criminosos em uma caminhonete VW/Amarok foram até o local tracionaram o reboque na caminhonete e furtaram o paredão.


Desde então a Polícia Civil de Pendências, sob supervisão do Delegado Regional de Macau Thyago Batista, começou a investigar diuturnamente o caso.


Com o apoio da Polícia Militar de Pendências e do GTO de Macau, no domingo, 04 de março, a Polícia Civil conseguiu localizar o local em que o paredão estava sendo desmanchado, em uma propriedade rural no município de Jucurutu; no local foi encontrada a carcaça queimada do paredão.


As diligências continuaram a ser realizadas e na madrugada de 09 de março a Polícia Civil de Pendências descobriu o local em que os criminosos haviam se reunido para repartir os equipamentos do paredão SUBZERO que haviam sido desmanchados, em uma propriedade rural no município de Alto do Rodrigues.

A chegada da Polícia Civil frustrou o intuito dos criminosos em repartir os produtos do crime, visto que os criminosos se evadiram do local ao perceber a chegada da polícia, entrando no mato.

No local estavam os equipamentos do paredão SUBZERO: baterias, gerador, cornetas, alto falantes, potências, dentre outros.

Próximo ao local em que foram abandonados os equipamentos também foi encontrado o reboque que transportava o paredão SUBZERO. Todo o material foi trazido para a Delegacia de Polícia Civil de Pendências para ser entregue ao dono do paredão SUBZERO.

Focoelho

POLÍCIA MILITAR RECUPERA DUAS MOTOS ROUBADAS DENTRO DE RESIDÊNCIA NAS MALVINAS EM MOSSORÓ-RN.


Duas motocicletas roubadas, foram recuperadas pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira, 09 de março de 2018, na região das Malvinas, no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A viatura da área, composta pelo Cabo Lindemberg e o Soldado Luzemberg, lotados no 12ºBPM, receberam informações que elementos teriam entrado com duas motos em uma casa abandonada, na Rua Dionísio Justino.

Após uma abordagem no local, os militares não encontraram ninguém dentro da casa, e recuperaram uma Honda Fan CG 150, de cor preta de placa OJS 9022 Mossoró-RN, e uma Honda NXR Bros, de cor verde de placa OKC 4415 Assu-RN.

Os veículos foram entregues na Delegacia de Plantão, no bairro Alto de São Manoel, para os procedimentos cabíveis.

Passando na Hora

MÊS DA PÁSCOA COM OFERTAS INCRÍVEIS NO DEPÓSITO DE BEBIDAS SÃO JOÃO.

Polícia Militar prende segundo elemento acusado de matar jovem em Riacho da Cruz!


A Polícia Militar de Portalegre, no comando do Sargento Gilton Cavalcante, prendeu no final da manhã desta sexta-feira, 09, na cidade de Portalegre, o segundo acusado de matar o jovem Luciano Ribeiro, morto com golpes de faca na noite da ultima terça-feira, 06 de março, no centro da cidade de Riacho da Cruz. Alexsandro Gomes de Assis, vulgo Pelé, de 33 anos de idade estava escondido no matagal, mas foi localizado pela Polícia Militar.

A ocorrência deu início por volta das 09h30minhoras quando moradores do sítio Belo Monte avistaram o acusado atravessando uma estrada vicinal e de imediato entraram em contato com o Sargento Gilton que realizou um cerco na área onde o elemento foi visto, e após um intenso e insistente cerco o Sargento Gilton conseguiu lograr êxito na prisão do homicida que de forma covarde e premeditada tirou a vida do jovem Luciano Pereira Ribeiro, mais conhecido na cidade de Riacho da Cruz como "Abelha".

O soldado Eugênio do destacamento de policia de Riacho da Cruz também participou da operação.

O Mural de Riacho da Cruz

Helicóptero faz voo rasante e PMs interceptam assaltante em fuga na Via Costeira, em Natal

O helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, ajudou a Polícia Militar a localizar e apreender um adolescente em fuga na manhã desta sexta-feira (9) na Via Costeira, na Zona Leste de Natal, corredor que dá acesso aos maiores hotéis da cidade.
A interceptação aconteceu após o menor ter participado de um roubo a um policial civil na Avenida da Integração, na Zona Sul. A arma do agente, uma pistola, foi encontrada com o adolescente, que tem 17 anos. Um revólver também foi apreendido.
Segundo a assessoria de comunicação da PM, o policial civil estava em uma motocicleta a caminho do trabalho, na 11ª DP, quando dois homens o abordaram. A dupla também estava em uma moto. Eles tomaram o veículo do policial e a mochila que ele carregava. Não satisfeitos, ainda obrigaram o agente a deitar no chão e o revistaram, foi quando encontraram a arma dele.
Após tomarem a arma, a PM disse que o policial conseguiu sair correndo, momento em que os assaltantes começaram a atirar. O agente não foi ferido, mas um dos bandidos, na fuga, acabou batendo a moto em que estava em um carro e caiu. Bastante machucado, ele acabou preso e foi socorrido ao hospital.
á o comparsa, o adolescente, abandonou a moto do policial no local e entrou em um outro carro que passava pela avenida, rendeu o motorista e o obrigou a dirigir em direção ao bairro de Mãe Luíza. 
Acionado, o Potiguar 1 conseguiu localizar o veículo em fuga quando passava pela Via Costeira. “O helicóptero voou muito baixo, quase pousando na pista, o que acabou obrigando o motorista a parar o carro. Foi quando os PMs que estavam na aeronave saltaram e detiveram o assaltante. Além de libertar o motorista, que tinha sido feito refém do bandido, recuperamos a pistola do policial e ainda apreendemos uma segunda arma, que estava com o assaltante”, acrescentou o tenente-coronel Eduardo Franco.

G1/RN

sexta-feira, 9 de março de 2018

Bandidos explodem caixa eletrônico dentro de mercadinho em São Gonçalo do Amarante, RN

Explosão aconteceu na madrugada desta sexta-feira (9) no distrito de Santo Antônio do Potengi.

Por G1RN
Bandidos explodem caixa eletrônico em São Gonçalo do Amarante (Foto: PM/Divulgação)

Bandidos explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta sexta-feira (9), no distrito de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, o dinheiro do terminal não foi levado.

Ainda de acordo com a PM, os bandidos chegaram em um carro por volta das 3h e explodiram o caixa eletrônico que fica dentro de um mercadinho. Ninguém foi preso.

Apodi=Policia Militar consegue apreender menor infrator que assaltou lanchonete




No início da tarde desta Quinta feira dia 08/03, a Central de Operações da Policia Militar recebeu a informação de que no sítio Caboclo, haviam dois indivíduos a pé, perguntando nas casas como chegar na BR-405.

A policia suspeitando ser os mesmos elementos que conseguiram escapar de dois cercos policiais montados na noite de ontem para captura-los, foram atender a ocorrência em um veículo descaracterizado e lograram êxito. 

A composição da Rádio Patrulha formada pelos Sgt´s. Xavier e Ivanildo, juntamente com o Cb. Hélio, localizaram os suspeitos nas proximidades da BR-405 e conseguiram prende-los. 

Na ação, foi apreendido o menor de 17 anos de idade, que praticou um assalto no último Domingo 04/03, na lanchonete altas horas, e um foragido da Justiça identificado como Kauan Bruno Ferreira de Lima, de 18 anos, ambos naturais de Caraúbas. 

Esses dois indivíduos já haviam conseguido escapar de dois cercos da PM no dia de ontem, onde no primeiro cerco, os mesmos deixaram pra traz a moto roubada no assalto de domingo. 

No momento da prisão os mesmos foram pegos com dois celulares, um Samsung e moto G, celulares roubados no mesmo assalto. Os mesmos juntamente com o material apreendido, foram entregues na delegacia de policia civil de Apodi para a realização dos procedimentos na forma da lei. 

NOTA=Vale ressaltar o empenho dos policiais (de folga e serviço) que desde o assalto se empenharam nas buscas com intuito de capturar os envolvidos, como também a participação da população, que por meio do 190 trouxe informações precisas com relação a localização dos indivíduos. A policia agradece e a sociedade é beneficiada.

AGENTE PENITENCIÁRIO ENCONTRADO MORTO DENTRO DO SEU CARRO EM MOSSORÓ COM MARCA DE TIRO,SUSPEITA-SE DE SUICÍDIO.


Uma equipe de Suporte Avançado do SAMU Mossoró, juntamente com a Polícia Militar, foram acionados por volta das 15:40hs desta quinta feira 08 março 2018, para uma ocorrência na rua José Malaquias,principal da Favela do Fio área do Santa Delmira em Mossoró no Rio Grade do Norte.

As informações da Polícia Militar através da Força Tática que se encontra isolando o local, que a esposa da vítima o agente penitenciário da PAMN, identificado como Alexandre Quirino do Nascimento, 42 anos entrou em contato com a PM bastante abalada informando que ele teria saído teria cometido suicídio enquanto ela dirigia o carro.

Ele foi encontrado dentro do veículo morto com disparo de arma de fogo, no banco do passageiro. A pistola e uma capsula deflagrada foram encontrados no piso do carro.
A perícia criminal que realizou os procedimentos no local, não tem dúvidas de que, pela dinâmica dos fato que o agente penitenciário cometeu o ato extremo, ou seja usando sua arma pôs fim a sua própria vida.

O corpo de Ricardo Alexandre que segundo colegas de trabalho vinha passando por problemas de saúde, foi recolhido e encaminhado ao ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento. 


Passando na Hora

SEXTA VERDE DO HORTIFRUTI QUEIROZ APODI

Polícia Civil prende 03 suspeitos e apreende arma e drogas em Mossoró






Agentes da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), sob o comando do delegado Renato Oliveira, realizaram no início da tarde desta quinta feira 08 de março de 2018, uma mega operação, no Bairro Boa Vista em Mossoró, com objetivo de retirar de circulação acusados da prática de crimes naquela região. 
No início da operação, um jovem de 19 anos de idade, identificado como Andeilson Nascimento Gomes, foi preso quando chegava em uma residência, localizada na Rua Alaíde da Escóssia, em companhia de um menor de idade. 
Durante a abordagem realizada na casa, os policiais encontraram, Um escopeta calibre 12, 25 munições, sendo doze calibre 12 e treze calibre 20, Um rádio comunicador, 02 balanças de precisão, papel filme, 32 papelotes de cocaína, pesando 45 gramas, 440 gramas de um pó branco, possivelmente cocaína pura, 180 gramas de Cocaína pura, 100 gramas de crack em pedras médias e 150 pedras pequenas de crack embaladas e pronto para a venda, além de um rolo de fita adesiva. 
Os policiais encontraram também um mini laboratório de fabricação de CDs e DVDs piratas com torres de gravação de mídias, que foram apreendidas.
Os dois jovens e o material apreendido foram encaminhados a sede da DIVIPOE no Abolição IV e apresentados ao delegado Dr. Renato Oliveira. Andeilson Nascimento foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma e munições e encaminhado à Cadeia Pública e ficará a disposição da Justiça. 
O menor foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e será encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional (CIAD). 
PRISÃO DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA. 
Dois foragidos da Justiça com mandados de prisão em abertos, foram capturados durante a operação da DIVIPOE na tarde desta quinta feira (08) no Bairro Boa Vista em Mossoró. 
Gutemberg Alexandre da Silva, o "Gutinho" e Francisco Ferreira da Silva, foram presos na Rua Alaíde da Escóssia, após serem abordados pela equipe da DIVIPOE. 
De acordo com o delegado Renato Oliveira, a prisão dos dois se deu em cumprimento a mandados judiciais. Os foragidos foram encaminhados a unidades prisionais de Mossoró, onde ficarão aguardando decisão da justiça.

Fim da Linha

Suspeito de arrastão a residência morre ao trocar tiros com a PM na Zona Norte de Natal

Confronto aconteceu na noite desta quinta-feira (8) no bairro Pajuçara. Um segundo criminoso foi baleado e socorrido.

Por G1RN
Bandido morre ao trocar tiros com a PM na Zona Norte de Natal (Foto: PM/Divulgação)

Um homem morreu e outro ficou ferido após trocarem tiro com policiais da Força Tática do 4º BPM na noite desta quinta-feira, no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, os criminosos tinham participado de um arrastão em uma casa do litoral Norte potiguar.

De acordo com a PM, os bandidos invadiram uma residência, amarram mãe, pai e três filhos em um quarto enquanto roubavam aparelhos eletrônicos, objetos de valor e o veiculo. Eles fugiram pela Avenida Moema Tinoco. A policia militar foi acionada e iniciou a procura, encontrando os assaltantes perto do cemitério do Pajuçara.

Ainda segundo a polícia, os criminosos não obedeceram à ordem de parada e atiraram contra os PMs, iniciando a troca de tiros. Um dos suspeitos morreu no confronto, o outro foi socorrido e preso. Nenhum policial se feriu na ação. Foram apreendidas com os assaltantes um simulacro de pistola, uma espingarda de fabricação caseira e uma espingarda de chumbo.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Apodi=Policia Militar recupera motocicleta tomada no assalto da lanchonete.





No fim da tarde desta Quarta feira dia 07/03, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM), recebeu a informação dando conta de que numa casa da Rua Padre Jonas Magno Pinto, havia uma movimentação estranha de pessoas desconhecidas.

De imediato viaturas do GTO, Rádio Patrulha e NORE Apodi, foram ao local e ao se aproximares da casa, perceberam que dois indivíduos se evadiram pelos fundos pulando muros.

Na casa, a policia conseguiu recuperar uma motocicleta com queixa de roubo, como também duas munições intactas de revolver calibre 38. A motocicleta de placa NNK-4504 de cor vermelha, já estava pinta de preta e a placa adulterada.

A policia realizou buscas por toda a área na tentativa de prende-los, mas infelizmente não obtiveram êxito.

Crime de Homicídio em Felipe Guerra, RN


A cidade de Felipe Guerra na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou nesta noite de quarta-feira 07 de Março um homicídio provocado por disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu no interior do "BAR DO NITO", localizado no bairro Malvinas, naquela cidade e segundo informações, a vítima foi identificada até o momento como Suila. No local populares informaram apenas que a vítima foi surpreendida por um Motoqueiro que chegou, efetuou os disparos e fugiu em sentido ignorado.

Testemunhas relataram que Suila estava bebendo na companhia de Amigos no momento do ocorrido, vizinhos do Bar informaram que foram ouvidos cerca de 4 disparos de arma de fogo, provavelmente a vítima foi atingida com todos os disparos na região da Cabeça. A Polícia Militar da cidade foi acionada para o local de crime e isola o corpo.

A equipe do ITEP de Mossoró deverá comparecer no local do crime onde realizará uma rápida perícia no corpo e no local e logo após removerá o cadáver pra sede do órgão em Mossoró, onde passará por exames de Necropsia e logo em seguida será Liberado pra os Familiares providenciarem o seu velório e sepultamento.

Esse é o 1° crime de Homicídio registrado em Felipe Guerra neste ano de 2018. O caso será investigado pela delegacia de Polícia Civil de Apodi sobe o comando do Delegado Rafael Câmara.

Santana Noticia

Crime de homicídio na rua José Leão em Assu

André Fernandes Alves do Nascimento, vulgo André vovô, 28 anos(vitima)

Policiais foram acionados por volta das 20hs, desta quarta feira, (07), com a informação de que dois elementos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra uma pessoa na rua José Leão, que fica no bairro São João em Assu.
Ao chegar no local, a polícia se deparou com a vítima identificada como sendo André Vovô já em óbito.

Segundo informações, a esposa da vítima chegou ao local e reconheceu o corpo como André Fernandes Alves do Nascimento, vulgo André Vovô, 28 anos de idade.

André vovô, era um velho conhecido da polícia e teria sido preso algumas vezes na cidade de Assu, uma delas acusado de um homicídio no dia 19 de Abril de 2014, crime esse ocorrido no entre Rios em nossa cidade contra um musico mossoroense.

Focoelho

Mulher é presa nos Paredões com pistola de uso restrito


Agentes da Delegacia de Narcóticos “Denarc” de Mossoró prenderam no final da manhã de hoje, 07 de março, Uma mulher e apreenderam um adolescente no bairro Paredões com duas armas de fogo, sendo uma delas de uso restrito das Forças Armadas.

Franciele Souza do Nascimento se apresentou como a responsável pela residência localizada na Rua Alexandre Baraúnas no bairro Paredões. Na casa, os agentes encontraram um revolver calibre 38 e uma pistola ponto 40, municiados. Franciele e o adolescente, que estava na casa, foram detidos e conduzidos para a Denarc para os procedimentos.

Segundo o Delegado Teixeira Junior, a mulher vai responder por porte ilegal de arma de fogo e deverá aguardar a decisão da justiça no pavilhão feminino da Penitenciaria Agrícola Mario Negocio e o adolescente foi confeccionado apenas um Boletim de Ocorrência Circunstanciado.

O Câmera

Indivíduo é preso nas Barrocas com droga e pistola de uso restrito.


Jocélio de Oliveira Teixeira foi preso em casa na Rua Maximino Urbano de Sales, no bairro Barroco, numa operação da policia civil comandada pela equipe do Delegado Denys Carvalho, na noite de ontem, 06 de março.

Com ele a policia encontrou cerca de 300 pedras de crack, um tablete grande e várias pedras médias de crack e mais de 2 mil reais em dinheiro que estavam enterrados em um saco plástico no quinta da casa.

Os policiais encontraram ainda uma pistola calibre 9 mm municiada. Jocélio foi conduzido a Delegacia de Plantão onde foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Após os procedimentos o autuado foi encaminhado a Cadeia Pública onde está a disposição da justiça.

O Câmera

Clerin é morto após confronto com a polícia no bairro Vertentes em Assu

Após atirar na policia Clerin tombou dentro da residência foi socorrido para o hospital, mais não resistiu e veio a óbito


Na tarde desta quarta-feira, 07 de março, após um intenso trabalho de investigação, a polícia civil e militar recebeu a informação de que um foragido da justiça estaria em uma residência no bairro Vertentes em Assu.

Um cerco foi montado na casa onde estava alguns elementos, ao perceber a presença da polícia, um deles reagiu atirando nos policiais, nem um guerreiro ficou ferido, já o foragido identificado por José Clerio da Silva Castro, tombou dentro da residência. Na operação, algumas pessoas foram detidas.

Focoelho

PM de Campo Grande recupera veículo roubado após troca tiros com assaltantes na zona rural do município


Três elementos trocaram tiros com a polícia na tarde desta quarta-feira (07), durante uma perseguição na zona rural de Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte. O veículo havia sido roubado pelos três há cerca de 15 dias atrás, fato ocorrido no dia 24 (sábado) à noite. As vítimas são funcionários da empresa que presta serviço a Cosern.


Uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo Sgt. Tárcio Fernandes, com apoio do Cb. Mendonça e do Sd. Dutra, após recuperar um Fiat Doblo hoje pela manhã e entregar o veículo na delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, recebeu a informação de que três elementos em um veículo Logus, de cor branco, tinha ido em direção ao mesmo local onde estava o Doblo.

Diante das informações, a guarnição da Polícia Militar foi até o local, onde se deparou com os elementos que empreenderam fuga nas proximidades do sitio Cacimbas. Houve troca de tiros e no revide, os policiais conseguiram alvejar o veículo por seis vezes.

Durante a perseguição, os elementos entraram em uma estrada carroçável que não dava acesso para continuar a fuga e eles abandonaram o veículo e correram para dentro do matagal.

Nenhum policial ficou ferido, no entanto, pelas marcas de tiros no veículo provavelmente algum dos elementos podem estar baleado.

O veiculo foi conduzido para a Delegacia de polícia Civil de Campo Grande e neste momento os policiais estão a procura dos elementos. A Polícia Militar pede que os funcionários dos hospitais das cidades vizinhas fiquem atentos, que individuo baleado pode dar entrada nas Unidades.

Focoelho

Policia Militar age rápido e prende suspeito de homicídio ocorrido em Riacho da Cruz/RN

Vítima
Acusado

A Policia Militar agiu rápido e em menos de 24 horas prendeu o suspeito de um homicídio registrado no início da madrugada desta quarta-feira(07). Francisco Edilásio Cirilo, juntamente com outro jovem teriam matado a facadas Luciano Pereira Ribeiro, 28 anos. O crime aconteceu por volta de 00:00 na Rua Julho Felipe Santiago, Centro de Riacho da Cruz-RN. 

De acordo com informações os militares, sob o comando do sargento Herculano após tomarem conhecimento do crime passaram a diligenciar e no início da tarde localizaram os suspeitos em uma casa no Sítio Riachão, na zona rural de Rodolfo Fernandes/RN, durante o cerco um suspeito aproveitando da vegetação conseguiu escapar da ação policial. 

Após o registro da ocorrência, Edilásio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Portalegre onde foi autuado em fragrante e em seguida conduzido ao CDP de Apodi, onde ficará à disposição da Justiça.

Nosso Paraná

quarta-feira, 7 de março de 2018

Adolescente é assassinado em Pium

Vítima já tinha escapado de um atentado no passado, onde na ocasião duas pessoas foram mortas.

Um adolescente de 17 anos, identificado como Daniel Vitor da Silva foi assassinado na tarde desta terça-feira (06), na rua Maria Isabel Ramos, na comunidade de Pium, em Parnamirim. A vítima já tinha sofrido um atentado há alguns meses, na ocasião duas pessoas foram mortas.

De acordo com o delegado Marcos Vinícius, da Divisão de Homicídios, o crime ainda é um mistério. "É sempre muito difícil encontrarmos respostas imediatas em casos assim, o medo cala as pessoas, mas nossa equipe vai tentar o máximo colher as informações necessárias para elucidar o caso", disse.

Segundo testemunhas Daniel bebia na frente de uma casa, nas margens do rio Pium quando homens encapuzados chegaram chamando ele pelo nome e já atirando. O adolescente escapou de um atentado no passado, na ocasião dois irmãos foram mortos.

Sérgio Costa Portal BO

População carcerária feminina do RN aumenta 45% em 10 anos

Defensoria Pública aponta que maior parte dos encarceramentos se deve a influência ou coação dos companheiros.

Por Rafael Barbosa e Igor Jácome, G1 RN
Edvânia Emanoela de Oliveira Trajano, 18 anos de idade, grávida há sete meses, foi presa por tráfico no RN (Foto: Igor Jácome/G1)

“Comecei a traficar para não roubar”. A frase é de Edvânia Emanoela de Oliveira Trajano, que tem 18 anos e há dois meses está presa no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, por tráfico de drogas. Grávida de sete meses do segundo filho, a menina deixou o primeiro, que tem três anos, sob os cuidados da mãe dela. O pai das crianças também está em uma unidade prisional, também por tráfico. Os dois foram detidos juntos.

O número de mulheres presas no Rio Grande do Norte quase dobrou em dez anos, de acordo com os dados do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Para a Defensoria Pública do Estado, a cooptação das facções criminosas e a política de “encarceramento em massa” têm contribuído para o aumento da população carcerária feminina. Porém o que mais leva as mulheres para a cadeia são as influências e coações de companheiros. Assim como foi com Edvânia.

Segundo dados do MJ, no ano de 2008 havia no Rio Grande do Norte 283 mulheres presas nas unidades prisionais do Estado. Em 2018, de acordo com a Sejuc, são 518 internas. O aumento é de 45,3% na década.

A Sejuc informou também que a maior parte delas está encarcerada por crimes relacionados às drogas: tráfico ou associação ao tráfico de entorpecentes. Segundo a Secretaria, a maioria tem entre 18 e 26 anos de idade e baixa escolaridade com ensino fundamental incompleto. No que diz respeito à classe social, a Sejuc afirma que elas integram a classe média baixa e a classe baixa.

Rodrigo Lira, defensor público do Rio Grande do Norte e coordenador do Núcleo de Presos Provisórios (Foto: Rafael Barbosa/G1)

O defensor público Rodrigo Lira, coordenador do Núcleo de Presos Provisórios da Defensoria, afirma que as mulheres que se envolvem com o tráfico de drogas têm como principal motivo os “laços afetivos”. São coagidas pelos companheiros, ou pelos filhos, ou induzidas a participarem do negócio criminoso.

“Por isso que a gente vê um número de mulheres incidindo no número de tráfico e associação para o tráfico. Justamente por causa de seus laços afetivos, seja com filhos ou com companheiros. Por isso que esse número ainda é maior”, disse.

Edvânia Emanoela conta que começou a consumir drogas aos 12 anos, um ano antes de começar o relacionamento com o primo de terceiro grau e agora marido, 17 anos mais velho. Na época, ele não consumia drogas, mas já traficava. O crime se tornou a forma de manter o sustento da casa e os vícios.

Ao longo do tempo, a garota se tornou uma espécie de sócia. "Comecei a traficar pra não ter que roubar. Eu ficava no ponto de dia e ele de noite, como se fosse um plantão. Tinha o ponto de vender e o de consumir", conta.

Carceragem feminina (Foto: Aline Lopes/G1)

Como os homens dominam o esquema do tráfico de drogas em todo o país, envolvem em negócios ilegais, por conseguinte, as mulheres subjugadas a eles . No Rio Grande do Norte, conta o defensor público Rodrigo Lira, permanecem rotineiros os casos de mulheres presas por tentar entrar com entorpecentes em presídios.

Porém o defensor afirma que tem notado uma mudança no comportamento das mulheres que se envolvem com crimes no RN. “Eu percebo que, até o ano 2000, as mulheres entravam na criminalidade geralmente com crimes característicos: infanticídio, delitos passionais… A partir do ano 2000 isso foi mudando, com a mudança que também ocorre na sociedade. A mulher foi ocupando novos espaço e isso também aconteceu na criminalidade”, argumenta.

De acordo com Rodrigo Lira, apesar de o maior percentual da população carcerária feminina ainda estar vinculada a uma submissão aos companheiros, existe um novo perfil que vem se desenhando nos últimos anos. O defensor público alega que a chegada das facções criminosas com mais força nos estados nordestinos tem influenciado nessa mudança.

As mulheres, segundo ele, têm sido cooptadas por essas organizações, que oferecem vantagens a seus associados. Rodrigo Lira diz que as que integram esse novo grupo, que por muitas vezes chegam a liderar as ações delituosas, são de classe baixa, com baixa escolaridade, desempregadas, normalmente, mães solteiras.

O defensor revela que tem observado que muitas dessas mulheres que têm se associado ao crime procuram fontes de renda e sustento familiar. “A gente percebe uma coisa que não percebia antigamente: a mulher tomando a iniciativa do crime. Claro que ainda é um número menor que aquela mulher que entrou por laços afetivos”, acrescenta.

Encarceramento em massa
O defensor Rodrigo Lira destacou ainda outro elemento que contribui para o aumento da população carcerária de homens e mulheres não só no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil. “A política de encarceramento em massa”, afirma.

Para Lira, o modo como o Estado trata o combate às drogas faz com que as penitenciárias estejam cada vez mais inchadas. O defensor explica que a Lei de Drogas dá margem “muito subjetiva” para o enquadramento em seus artigos. “É essa falácia de punir a qualquer custo. Quando uma pessoa é abordada pela polícia e está portando drogas, depende muito da percepção do agente de segurança, que vai dizer se ela está ou não comercializando”, argumenta.

Lira acredita que essa subjetividade da percepção da polícia para com o caso influencia no alto número de pessoas encarceradas.

Quando foi detida pela primeira vez, aos 17 anos, Edvânia estava com 150 gramas de crack e 100 gramas de cocaína. Na segunda prisão, já maior de idade, eram 15 gramas de cocaína e 1 grama de crack.

Edvânia Emanoela, personagem que reflete a realidade do sistema prisional feminino do RN, não sabe quando poderá deixar a prisão. Ainda não foi julgada e não há data marcada para isso. Quando voltar à liberdade, quer manter a família unida, mas deixar o tráfico. "Quero terminar os estudos, fazer faculdade de Enfermagem e cuidar dos meus filhos", projeta.
Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim, na Grande Natal (Foto: Igor Jácome/G1)